A SpaceX quebrou seu recorde de tempo entre lançamentos a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, ao colocar 21 novos satélites Starlink em órbita na noite de domingo (27). O foguete Falcon 9 decolou apenas dois dias após o último lançamento no mesmo complexo.
Esta missão não apenas reforça a infraestrutura da constelação Starlink, como também evidencia a crescente rapidez com que a SpaceX reutiliza instalações de lançamento.
Lançamento ao entardecer
O lançamento ocorreu às 18h23 (horário local), aproveitando as condições atmosféricas do pôr do sol que produziram uma exibição visual destacada. A decolagem foi feita da plataforma SLC-4E, onde um dos propulsores do Falcon 9 — realizando sua 17ª missão — chegou a deixar trilhas vislumbrantes no céu da Califórnia.
O primeiro estágio do foguete foi recuperado com sucesso após pousar na balsa “Of Course I Still Love You” posicionada no Oceano Pacífico.
Recorde de tempo entre lançamentos
Com a nova missão Starlink 7-6, a SpaceX estabeleceu um novo recorde de tempo entre lançamentos na base de Vandenberg: apenas 2 dias, 19 horas e 20 minutos após a missão Starlink 7-5, lançada na última quinta-feira. O recorde anterior era de 3 dias e 21 minutos, registrado em setembro.
Esta foi a 77ª missão da empresa em 2025 e a 61ª voltada exclusivamente para lançamentos de satélites Starlink, que compõem a megaconstelação de internet global gerida pela SpaceX.
Com informações de Spaceflight Now