Saiba o que é necessário para lançar um podcast

https://pixabay.com/photos/podcasts-podcast-headphone-music-2633018/

Você tem curiosidade com o universo dos podcasts? Esse novo formato que lembra o rádio, com programas apenas em áudio que podem ser ouvidos a qualquer momento, chegou para ficar. É cada vez maior o número de pessoas que se aventuram por ele.

Existem atualmente programas sobre todos os tipos de assuntos e várias celebridades já lançaram também os seus. Nem mesmo Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos, ficou de fora. Uma pesquisa recente apontou que 16 milhões de brasileiros consomem podcasts diariamente.

Se você quer participar da onda dos podcasts e lançar um, saiba que não existem grandes dificuldades. Veja a seguir o que é necessário:

Defina um tema

Você domina completamente algum tema ou área de conhecimento? Não importa qual seja, provavelmente existe um público que gostaria de ouvir sobre. Seja a sua profissão, algum hobby ou histórias pessoais da juventude, o primeiro passo é definir sobre o que será o seu podcast.

Paute os episódios

Dentro do tema escolhido, você precisa definir quais serão os subtemas de cada um dos episódios. O assunto é cinema? Que tal falar sobre diretores famosos, filmes que marcaram época ou sobre questões técnicas desconhecidas? A partir daí, faça muita pesquisa, elevando o que você já sabe, e escreva uma pauta para te guiar.

Pense em convidados

Os programas podem ser chatos se forem compostos por apenas uma pessoa falando. Se você conhece outras pessoas especialistas no assunto selecionado, convide-as para participar! Uma discussão interessante e inteligente atrai audiência muito maior.

Invista em equipamentos

A qualidade do áudio é importantíssima para que um podcast faça sucesso. Para começar, ter um fone de ouvido com microfone pode ser uma solução para ajustar tanto o áudio que você escuta, quanto o que está gravando. O computador ou smartphone usado também precisa aguentar bem o tranco.

Invista em software

Há dois momentos na produção de um podcast que pedem por softwares de alto nível: A gravação e a edição. Para a primeira, há ótimas opções gratuitas e até mesmo o Discord é usado com frequência, produzindo bons resultados. Para a segunda, provavelmente você precisará desembolsar algum dinheiro.

Não se esqueça da segurança

No computador ou no smartphone, proteja os arquivos de seu podcast. Seja os produtos finalizados ou as gravações brutas e pautas em desenvolvimento, mantê-los a salvo é algo muito importante. Mesmo o que já foi terminado continua tendo um grande valor!

Escolha um servidor

Os servidores de podcasts estão espalhados pela internet e oferecem muitas funcionalidades. Alguns são gratuitos, outros pagos. Os melhores já ajudam com a distribuição para os melhores tocadores e não colocam limite no tamanho dos arquivos de cada programa.

Divulgue seu podcast

Você deve garantir que seu podcast esteja disponível no maior número possível de tocadores. Spotify, Deezer e iTunes são os mais famosos e com maiores audiências. Caso o servidor não o cadastre automaticamente, você pode fazê-lo de forma manual. Além disso, crie redes sociais e faça a divulgação constante dos novos episódios e comente assuntos relevantes conectados ao seu tema central!