
Saber como criar um site e utilizá-lo para um e-commerce é apenas o passo inicial para o seu negócio online. O que vem depois disso é assegurar a sua presença online e mostrar para os seus possíveis clientes que você tem uma loja virtual.
Outro aspecto importante é saber onde e como divulgar o seu e-commerce, pois isso é fundamental para que o seu negócio não seja apenas mais um site entre tantos outros que povoam a internet. É necessário fazer valer o seu investimento.
Ter um bom nome de domínio para o seu e-commerce já é um bom começo. Registrar o domínio confere para a sua loja online duas coisinhas que são importantes para consolidar a sua base de clientes: credibilidade e profissionalismo.
Se você ainda não tem seu domínio registrado recomendamos https://www.weblink.com.br/dominios
Na hora de efetuar uma transação online, o público vai atrás de sites de confiança. Além disso, registrar um domínio contendo alguma palavra-chave que remeta ao conteúdo do seu e-commerce, auxilia na otimização das técnicas de SEO.
Marketing de Conteúdo – O amigo do seu e-commerce
Em uma época em que gerenciar uma loja virtual se torna uma boa alternativa de negócio, mais do que nunca o termo “presença online” adquire relevância.
E quando o assunto é garantir essa tal presença online, o conteúdo se torna a principal arma do empreendedor. E falando em conteúdo, é impossível não mencionar a importância do Marketing especializado exatamente nisso.
O Marketing de Conteúdo tem como objetivo criar e disseminar conteúdo para um público previamente determinado. Dessa maneira, ele consegue atrair a atenção de pessoas que podem se tornar possíveis clientes e ainda divulgar os seus produtos.
Por isso que canais onde é possível disseminar conteúdo, como, por exemplo, blogs, redes sociais e canais de vídeos, se tornam tão valiosos para quem quer divulgar uma loja virtual.
Dicas para divulgação do seu e-commerce
Hoje em dia a internet apresenta uma série de espaços válidos para quem quer divulgar conteúdo e atrair clientes para uma loja online. Por isso, logo abaixo elencamos alguns canais eficientes para isso.
Redes Sociais
Já virou hábito para muitas pessoas acordar pela manhã e a primeira coisa a ser feita é dar uma checada no assunto mais comentado no Twitter ou ver qual é a notícia que está ganhando mais curtidas no Facebook. Bem-vindos a era das Redes Sociais.
Diante de tanta popularidade e por estarem tão presentes no nosso cotidiano, as redes sociais são um bom espaço para você divulgar a sua loja virtual. Por isso, criar uma página no Facebook é essencial.
Uma Fanpage pode ampliar a capacidade de alcance orgânico, bem como apresenta recursos que permitem você avaliar o índice de engajamento que o público tem com as suas postagens.
Lembre-se também do Instagram para divulgar as fotos dos seus produtos, assim como o Twitter, que acaba sendo um bom espaço para você compartilhar as postagens do seu blog.
E-mail Marketing
E como um dos objetivos do Marketing de Conteúdo é atrair pessoas que estão interessadas em seu produto para assim iniciarem a jornada de compra, nada mais justo que ir direto ao assunto graças a um e-mail.
O conteúdo por e-mail é personalizado e direcionado a um público selecionado, que está interessado em seu produto.
Para você consolidar uma lista de e-mails utilize formulários de cadastro em seu blog, por exemplo. Lembre-se também de contar com um bom software apto a disparar as mensagens.
Blogs
Interativos, dinâmicos e atrativos. Enfim, citar todas as qualidades e possibilidades que um blog oferece ocuparia vários parágrafos. O fato é que ter um blog se torna peça fundamental das engrenagens da sua estratégia de divulgação.
No entanto, para que um blog tenha a eficiência necessária é preciso estar atento para um detalhe muito importante: a plataforma. A mais indicada em tal situação é o WordPress.
Quer uma plataforma intuitiva e responsiva, apta a comportar plugins com várias funcionalidades? Quer uma diversificada alternativa de templates? Pois então, o WordPress está aí para isso.
Não esqueça também que, graças a sua fama e eficiência, algumas empresas de web hosting disponibilizam a hospedagem WordPress, que oferece recursos voltados para essa plataforma.
Alguns deles são autoinstalador, mais velocidade, mais espaço em disco e outros benefícios importantes.
E já que tocamos no assunto da hospedagem, fique atento para um possível upgrade na hospedagem do blog quando aumentar o número de acessos.
Alguns tipos mais robustos que podem suportar o tráfego em seu blog são a VPS e a hospedagem Cloud. A primeira atua por meio de um Servidor Virtual Privado e a segunda utiliza a tecnologia Cloud, de armazenamento em nuvem.
Ambas garantem melhor desempenho para o seu projeto, possibilitando que o site ou blog permaneça no ar em tempo integral e sem falhas.
Conclusão
De nada adianta ter um e-commerce com uma boa plataforma e domínio registrado se não há o esforço de atrair o seu público para ele.
Portanto, assim como uma loja física necessita de divulgação, uma loja virtual também. E na internet o conteúdo de qualidade acaba se tornando a melhor vitrine para o seu negócio.