Ferramentas de TI que toda empresa deve utilizar

Imagem: Pixabay

As empresas estão evoluindo e a tecnologia é algo comum em praticamente todas elas. Até mesmo o agronegócio, que se tem a falsa imagem de ser um trabalho manual, se transformou.

A conectividade já está presente no campo e, apesar de apenas 23% da área rural ter sinal de internet, já existem locais que contam com o 5G.

Obviamente que quando se pensa em TI, as primeiras empresas que vêm à mente não são agroindustriais. Entretanto, esse exemplo serve para mostrar que qualquer negócio deve contar com ferramentas de TI.

Não importa o setor da sua empresa, conheça algumas das ferramentas e recursos que podem ser utilizados para melhorar os negócios.

Gestão de projetos

Essa não é propriamente uma das ferramentas de TI para monitoramento da área, mas exerce um papel importante.

O Trello é uma das plataformas para que se possa gerenciar os projetos. Com ele é possível realizar diversas atividades simultâneas, colocar prazos para elas e acompanhar o desenvolvimento.  

Toda a equipe consegue visualizar e acompanhar o que está sendo feito, pois isso facilita a distribuição das tarefas e cumprimento de entregas.

Leia também  Onde e como divulgar o seu e-commerce

Sincronização e armazenamento na nuvem

O cloud computing é algo que realmente tem feito a diferença nas empresas. Dentre as ferramentas de TI para isso podemos citar o Telium Backup Online e Dropbox.

O armazenamento em nuvem é essencial para acabar com os servidores físicos que ocupam um grande espaço físico e possuem alto custo de manutenção. 

Ao optar pelo uso da nuvem, alguns processos são facilitados. As empresas conseguem implementar o trabalho remoto e atuar com informações em tempo real em diferentes filiais. 

Além disso, é possível evitar perda de dados com problemas em equipamentos físicos e se tem uma segurança extra em relação aos ataques cibernéticos. 

Sincronizar e armazenar em nuvem é essencial para qualquer organização e existem ferramentas eficazes para isso.

Monitoramento de TI

Para que se possa fazer uma boa administração de TI, planejando com base em dados, é necessário monitorar.

O site Network-king.net reuniu uma seleção com as melhores ferramentas de monitoramento. Com as ferramentas de TI que monitoram é possível saber quais dispositivos estão conectados à rede, softwares instalados em cada um, tráfego de dados, velocidade de conexão e outros.

Leia também  Como saber se meu CPF está sendo usado por alguém

Esse recurso permite fazer um acompanhamento de tudo o que acontece em tempo real e envia alertas em caso de falhas. Com isso é possível atuar de forma preventiva e reativa logo que um problema é identificado.

Os dados gerados pelo monitoramento são essenciais para gerar relatórios que serão utilizados para as tomadas de decisões. Dessa forma, a área de TI consegue tomar decisões acertadas sobre o que será feito.

Ferramentas de comunicação

A comunicação acaba por ser uma ferramenta de trabalho de diversas áreas e a TI é responsável por ela. 

Se um e-mail deixa de funcionar, uma videoconferência apresenta problemas, ou um chat interno fica fora, todo o trabalho é comprometido.

O Teams, por exemplo, é uma bastante utilizada no mercado, pois permite contar com diversos recursos como chat, envio de documentos e outros. 

É possível optar por soluções prontas no mercado, mas, muitas vezes para que funcionem dentro da rede, será necessário fazer a configuração delas.

Software de gestão de tickets

O help desk é uma das áreas bastante solicitadas e a melhor maneira de fazer a gestão é com a utilização de tickets. 

Leia também  5 Dicas para Implementar a Automação de Iluminação Residencial

Um software que faça essa gestão e conecta o usuário ao suporte permite controlar a administração. 

Todos os chamados ficam unificados no mesmo canal, possuem ordem de atendimento e permitem o acompanhamento. É possível saber qual o status de cada ticket, há quanto tempo está aberto e se prazos estão sendo cumpridos.

As informações passam a ter um fluxo claro e automatizado, isso gera relatórios mais precisos e eleva a qualidade dos tratamentos.

Ferramentas de capacitação

A necessidade de profissionais de TI é crescente nas empresas e encontrá-los no mercado está se tornando cada vez mais raro. Existe escassez desse tipo de mão de obra.

Ao mesmo tempo, essa é uma área que muda constantemente e exige atualização e as empresas estão investindo em formação de profissionais.

É possível optar por plataformas EAD e fazer parcerias com centros que oferecem esse tipo de formação. 

Sem isso, será cada vez mais difícil conhecer novas ferramentas ou garantir que os profissionais consigam atender as demandas. 

As ferramentas de TI são essenciais para qualquer empresa, e apenas uma delas não resolve, é preciso combinar os recursos para se conseguir o resultado desejado.