Como funciona a engenharia tecnológica por trás do poker online?

Mesmo sem ter experiência na modalidade ou até mesmo sem saber como funcionam as regras, provavelmente você já ouviu falar sobre o poker online. Ramo da internet que não para de crescer e aglomera milhões de jogadores ao redor do planeta, essa modalidade é tida como uma das mais emergentes do mundo.

Parte do que faz o poker online tão popular é a sua engenharia espetacular que faz com que tudo seja possível.

Tudo passa pelo gerador de números aleatórios

No poker tradicional, jogado em espaço físico, existe a função do dealer. Esse profissional embaralha as cartas e as distribuem de maneira uniforme para os jogadores. Tem toda uma técnica para tal e um bom dealer é fundamental em torneios profissionais.

No poker online, é impossível haver um dealer, mas o computador executa essa mesma função com perfeição e tudo só é possível através do gerador de números aleatórios.

Em inglês, esse gerador é chamado de Random Number Generators, ou RNGs. Através desse sistema, as cartas são embaralhadas da melhor maneira possível para quem não haja nenhum tipo de desregulação no jogo.

Um dos maiores sites de poker mundo, o party poker foi criado há mais de 15 anos e hoje abriga milhares de jogadores online. Essa plataforma é uma das referências quando o assunto é o gerador de números randômicos e, constantemente, esse sistema é supervisionado por entidades de regulamentação para a certificação de que tudo está correndo da melhor maneira possível.

Rigoroso esquema de segurança e integridade

O poker online é um jogo que envolve muito dinheiro. Para se ter uma ideia, são dezenas de torneios com premiação milionária que acontecem todos os dias. O maior vencedor da história em termos de premiação na internet já superou a marca dos US$ 17 milhões.

Todo esse dinheiro envolvido faz com que os sites tenham a atenção redobrada quando o assunto é segurança e integridade.

Da maneira mais profissional possível, os principais sites do mundo são constantemente verificados por agências reguladoras, como a PricewaterhouseCoopers.

Portanto, os sites se apossam dos mais modernos algoritmos e softwares de segurança para manter a integridade dos jogadores intacta.

No que também tange à integridade, os sites contam com uma altíssima criptografia de algoritmos para que apenas o jogador dono das cartas possa ver o que tem na mão. Sendo assim, não é possível os adversários espiarem o que há nas mãos dos outros competidores.

Conexão entre si dos vários sites

São centenas de sites de poker online disponíveis no mundo todo. Pela alta quantidade de plataformas digitais, seria praticamente inviável cada site contar com um sistema próprio e independente de jogo.

Para fazer com que poucos sistemas sejam utilizados para assim facilitar termos como segurança e conectividade, vários sites jogam sob o mesmo teto.

É como se o grande sistema do poker online fosse uma casa gigantesca com dezenas de quartos e cada site utilizasse um cômodo diferente. Na prática, os sistemas de diferentes plataformas estão separados, mas sob o mesmo teto.

Certificação de que o jogo seja adaptável a diferentes dispositivos

No fim das contas, um software de poker acaba sendo parecido com outros aplicativos em muitos aspectos. Em um app de mobile poker, por exemplo, o sistema precisa ser adaptável para diferentes plataformas e contar com paleta de cor padrão, fórum, suporte e tudo mais.

Por isso, várias plataformas realizam parcerias com desenvolvedores famosos na área dos aplicativos para smartphone com o intuito de produzir os seus respectivos aplicativos.

Seja para tablet ou smartphone, a maioria dos sites são dotados de um sistema avançado de adaptabilidade para que o jogador consiga acessar de maneira instantânea e sem complicações aos recursos do aplicativo.

Como é de praxe no poker online, a grande maioria dos aplicativos são baixados de maneira gratuita. Dentro dele, o jogador tem a opção de praticar valendo dinheiro ou não.

Relaxe, jogue e se divirta

Não é preciso ficar preocupado quanto à integridade do poker online. Se você se cadastrar em sites confiáveis e com boa reputação no mercado, não há porque se preocupar, pois os grandes sites investem milhões de dólares anualmente para manter tudo no lugar.

No entanto, sempre vale ressaltar para você fazer a sua parte e nunca fornecer senha para terceiros e manter o navegador/dispositivo livre de qualquer tipo de ameaça que possa lhe prejudicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *