CNH Digital: Saiba como funciona e como fazer

cnh digitalVocê já esqueceu em casa a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação e se viu numa saia justa quando a polícia rodoviária estava fazendo blitz justamente no caminho por onde passava?

Essa situação, que durou por décadas a fio, está prestes a se tornar parte do passado. O que já sendo testado coloca de lado aquele medo de esquecer a CNH e ter de pagar multa ou até ter o veículo apreendido.

O Ministério das Cidades anunciou este ano que, muito em breve, os brasileiros poderão portar a CNH em seus smartphones pessoais. É a CNH Digital!

E mais: esse formato do documento será reconhecido pelas autoridades policiais da mesma forma como o formato impresso.

Como isso ocorrerá? De que forma se garantirá a segurança do funcionamento da CNH Digital? Como você poderá testar a fase beta deste sistema de identificação? Quais são as vantagens da CNH Digital?

Confira as respostas a partir de agora.

O que é a CNH Digital?

A CNH Digital é o novo formato da tradicional CNH, documento reconhecido em todo o território nacional que comprova que seu portador está qualificado para dirigir categorias específicas de veículos.

Até hoje as autoridades policiais nunca reconheceram nenhum formato digital da CNH. Isso mudou. Até no máximo fevereiro do ano de 2018 essa flexibilidade moderna do documento estará em pleno funcionamento em nosso país.

Mas será que você precisa esperar até lá para conhecer o método de funcionamento da CNH Digital?

carteira digital

Como funciona?

A CNH Digital terá o mesmo peso jurídico da carteira nacional de habilitação impressa. A validação do documento será simples, assim como também sua durabilidade e recuperação.

Como realizar o cadastro da CNH Digital? Após baixar o aplicativo em seu Android ou iOS, você receberá uma mensagem no e-mail informado. Após isso, você deve logar com o aplicativo no aparelho em que deseja ter sua CNH Digital armazenada.

Como fazer a CNH Digital?

Para se cadastrar e poder usar a facilidade que a CNH Digital coloca à disposição, você precisa acessar o Portal de Serviços do Denatran.

É preciso ter um certificado digital para validar o uso do aplicativo em seu dispositivo. Portanto, se ainda não o têm, o mais recomendado é obtê-lo o quanto antes.

Após fazer isso, siga os seguintes passos:

  • Use o link enviado para o seu e-mail a fim de validar o uso do aplicativo CNH Digital.
  • Faça o login no aplicativo em seu dispositivo.
  • Crie um PIN (senha com 4 dígitos). Essa medida serve para que a visualização de seus documentos só possa ser acessada por quem realmente está autorizado, como por exemplo, você ou a autoridade que lhe solicita o documento. Sempre que precisar visualizar a CNH, você deverá digitar a senha de 4 dígitos. Detalhe: sempre que for preciso confirmar a autenticidade do documento, use o código QR, que está localizado na imagem de sua CNH Digital.
  • Exporte a sua CNH Digital, autenticando os dados do documento por meio de sua assinatura digital do Denatran. Utilize o Assinador Digital para verificar essa assinatura. Detalhe: se quiser realizar o bloqueio do seu smartphone, para que nenhuma pessoa não-autorizada tente forçar a visualização da CNH Digital, acesse o Portal de Serviços do Denatran usando seu certificado digital e solicite o desbloqueio.
  • Digite seu CPF, sua senha de 4 dígitos e clique em Entrar.
  • Digite o código de validação enviado pelo Portal de Serviços do Denatran e clique em Continuar.
  • Cadastre um PIN (uma senha com 4 dígitos) para que você possa visualizar a CNH Digital. Repita o PIN, confirmando a senha e clique em Salvar.
  • Confira se sua CNH Digital possui dados corretos nas opções Frente e Verso.
  • Verifique o seu código QR, para se certificar de que o mesmo é válido.

Tutorial para fazer sua CNH Digital https://www.detran.mg.gov.br/habilitacao/cnh-e-permissao-para-dirigir/cnh-digital

Vantagens

A CNH Digital colocou no universo dos documentos digitais no cenário nacional um novo foco: simplificar procedimentos legais ao máximo possível

Isso contribui para tornar a mobilidade do dia a dia mais leve. E torna o dia a dia do brasileiro mais prático e cômodo.

Um dos cuidados que devem ser tomados, destacado por diversos CFC’s pelo Brasil, é sempre carregar a bateria dos dispositivos, para não ficar sem saída quando precisar dele.

Fora isso, a evolução na tecnologia de segurança sempre é vista com bons olhos pela maioria da população. À medida que falhas no sistema apontarem a necessidade de melhorias, você poderá aos poucos se acostumar com a ideia de portar a partir de fevereiro de 2018 a CNH Digital.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *