Tecnologia

Como saber se meu CPF está sendo usado por alguém

Você recebe ligações de escritórios de cobranças sobre dívidas que não reconhece. Como se não bastasse, teve o nome negativado e não faz ideia de como isso foi acontecer. Nessa hora, vem a dúvida: como saber se meu CPF está sendo usado por alguém? Se você desconfia que há algo errado com seu documento, o melhor é buscar informações.

Esse tipo de problema é sempre urgente, até porque não se pode cancelar ou trocar o número do CPF, exceto quando há um mandado judicial. O melhor, nesse caso, é procurar uma solução – e que seja o mais rápido possível

No ambiente virtual, criminosos também atacam e podem roubar suas informações.

Como saber se meu CPF está sendo usado por alguém?

Se você está com essa dúvida no momento, saiba que os primeiros passos devem ser dados pelo próprio cidadão. Não há um método preciso para saber se seu CPF está sendo usado por alguém. Mas é interessante que você faça, em primeiro lugar, uma consulta aos serviços de proteção ao crédito.

Geralmente, esse serviço é prestado de forma gratuita por entidades conveniadas – como as câmaras de dirigentes ou sindicatos de lojistas. Há também serviços que cobram pequenas taxas para monitorar seu CPF constantemente. Eles são bastante úteis quando você desconfia que está sendo lesado.

Situação Cadastral

Uma maneira de verificar quais são os dados de cadastro de seu CPF, é verificando a situação cadastral pela internet, este site permite a consulta de forma gratuita e rápida. Verifique se os dados informados estão corretos e se é necessário realizar alguma alteração junto a Receita Federal.

Caso o seu nome esteja sujo, ou seja, se alguém colocou seu nome em um cadastro de inadimplentes por falta de pagamento, informe-se sobre o credor. Em seguida, entre em contato com a empresa responsável por sua inclusão e verifique o que foi comprado em seu nome, onde e quando.

Leia mais:

Se realmente não foi você que fez o débito, o segundo passo é registrar um boletim de ocorrência. Esse mesmo procedimento deve ser realizado em caso de roubo ou perda do documento.

Entretanto, a Receita Federal aconselha que, se o seu CPF estiver sendo usado indevidamente, você procure também um advogado. Nesses casos, geralmente é necessário recorrer à Justiça para retirar seu nome dos cadastros negativos.

Além disso, você pode ajuizar uma ação de danos morais, com direito à indenização. Dependendo dos valores, você pode recorrer a um Juizado Especial Cível (também conhecido como Pequenas Causas), onde não há necessidade de contratar advogado e arcar com os honorários.

Cuide do seu CPF

Quando se trata de CPF, todo cuidado é pouco. É de conhecimento público que há uma série de quadrilhas que roubam documentos com a finalidade de falsificá-los para a utilização em compras no comércio, solicitação de empréstimos em bancos e financeiras. Depois disso, é claro, vem o calote e a pessoa lesada é o contribuinte “proprietário” daquele cadastro.

Para as pessoas que já possuem CPF há mais tempo – quando o documento tinha formato de um cartão magnético – não há necessidade de usá-lo no dia a dia. Nenhum estabelecimento solicita mais o documento original, apenas o número para a consulta.

Para os mais jovens ou para os que estão fazendo a segunda via do RG, o número do CPF pode ser inserido neste documento – que também exige um cuidado especial. É preferível portar o documento original apenas quando for necessário.

Outro ponto importante é em relação à internet. Sempre que houver a necessidade de fornecer o número do seu documento, faça isso somente em sites seguros. Quando precisar entrar em uma página com senha, sempre aperte a tecla “sair” antes de fechar a página. Caso contrário, seus dados podem ficar expostos a hackers.

Ao receber ligações de empresas, nunca forneça seus dados pessoais. Há uma série de quadrilhas que aplicam golpes dessa forma. Quando precisar falar com a empresa, ligue você mesmo.

Onde e como divulgar o seu e-commerce

Foto: pixabay.com

Saber como criar um site e utilizá-lo para um e-commerce é apenas o passo inicial para o seu negócio online. O que vem depois disso é assegurar a sua presença online e mostrar para os seus possíveis clientes que você tem uma loja virtual.

Outro aspecto importante é saber onde e como divulgar o seu e-commerce, pois isso é fundamental para que o seu negócio não seja apenas mais um site entre tantos outros que povoam a internet. É necessário fazer valer o seu investimento.

Ter um bom nome de domínio para o seu e-commerce já é um bom começo. Registrar o domínio  confere para a sua loja online duas coisinhas que são importantes para consolidar a sua base de clientes: credibilidade e profissionalismo.

Se você ainda não tem seu domínio registrado recomendamos https://www.weblink.com.br/dominios

Na hora de efetuar uma transação online, o público vai atrás de sites de confiança. Além disso, registrar um domínio contendo alguma palavra-chave que remeta ao conteúdo do seu e-commerce, auxilia na otimização das técnicas de SEO.

Marketing de Conteúdo – O amigo do seu e-commerce

Em uma época em que gerenciar uma loja virtual se torna uma boa alternativa de negócio, mais do que nunca o termo “presença online” adquire relevância.

E quando o assunto é garantir essa tal presença online, o conteúdo se torna a principal arma do empreendedor. E falando em conteúdo, é impossível não mencionar a importância do Marketing especializado exatamente nisso.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo criar e disseminar conteúdo para um público previamente determinado. Dessa maneira, ele consegue atrair a atenção de pessoas que podem se tornar possíveis clientes e ainda divulgar os seus produtos.

Por isso que canais onde é possível disseminar conteúdo, como, por exemplo, blogs, redes sociais e canais de vídeos, se tornam tão valiosos para quem quer divulgar uma loja virtual.

Dicas para divulgação do seu e-commerce

Hoje em dia a internet apresenta uma série de espaços válidos para quem quer divulgar conteúdo e atrair clientes para uma loja online. Por isso, logo abaixo elencamos alguns canais eficientes para isso.

Redes Sociais

Já virou hábito para muitas pessoas acordar pela manhã e a primeira coisa a ser feita é dar uma checada no assunto mais comentado no Twitter ou ver qual é a notícia que está ganhando mais curtidas no Facebook. Bem-vindos a era das Redes Sociais.

Diante de tanta popularidade e por estarem tão presentes no nosso cotidiano, as redes sociais são um bom espaço para você divulgar a sua loja virtual. Por isso, criar uma página no Facebook é essencial.

Uma Fanpage pode ampliar a capacidade de alcance orgânico, bem como apresenta recursos que permitem você avaliar o índice de engajamento que o público tem com as suas postagens.

Lembre-se também do Instagram para divulgar as fotos dos seus produtos, assim como o Twitter, que acaba sendo um bom espaço para você compartilhar as postagens do seu blog.

E-mail Marketing

E como um dos objetivos do Marketing de Conteúdo é atrair pessoas que estão interessadas em seu produto para assim iniciarem a jornada de compra, nada mais justo que ir direto ao assunto graças a um e-mail.

O conteúdo por e-mail é personalizado e direcionado a um público selecionado, que está interessado em seu produto.

Para você consolidar uma lista de e-mails utilize formulários de cadastro em seu blog, por exemplo. Lembre-se também de contar com um bom software apto a disparar as mensagens.

Blogs

Interativos, dinâmicos e atrativos. Enfim, citar todas as qualidades e possibilidades que um blog oferece ocuparia vários parágrafos. O fato é que ter um blog se torna peça fundamental das engrenagens da sua estratégia de divulgação.

No entanto, para que um blog tenha a eficiência necessária é preciso estar atento para um detalhe muito importante: a plataforma. A mais indicada em tal situação é o WordPress.

Quer uma plataforma intuitiva e responsiva, apta a comportar plugins com várias funcionalidades? Quer uma diversificada alternativa de templates? Pois então, o WordPress está aí para isso.

Não esqueça também que, graças a sua fama e eficiência, algumas empresas de web hosting disponibilizam a hospedagem WordPress, que oferece recursos voltados para essa plataforma.

Alguns deles são autoinstalador, mais velocidade, mais espaço em disco e outros benefícios importantes.

E já que tocamos no assunto da hospedagem, fique atento para um possível upgrade na hospedagem do blog quando aumentar o número de acessos.

Alguns tipos mais robustos que podem suportar o tráfego em seu blog são a VPS e a hospedagem Cloud. A primeira atua por meio de um Servidor Virtual Privado e a segunda utiliza a tecnologia Cloud, de armazenamento em nuvem.

Ambas garantem melhor desempenho para o seu projeto, possibilitando que o site ou blog permaneça no ar em tempo integral e sem falhas.

Conclusão

 

De nada adianta ter um e-commerce com uma boa plataforma e domínio registrado se não há o esforço de atrair o seu público para ele.

 

Portanto, assim como uma loja física necessita de divulgação, uma loja virtual também. E na internet o conteúdo de qualidade acaba se tornando a melhor vitrine para o seu negócio.

 

 

Melhores aplicativos grátis para smartphones

Confira nossa lista dos melhores aplicativos grátis para smatphones

O ano de 2017 já está chegando ao fim e com ele começam a aparecer as listas dos melhores do ano, onde são reunidas as melhores opções em milhares de ramos do nosso dia a dia. E hoje estaremos apresentando uma lista que atualmente faz parte do nosso cotidiano, os aplicativos para celulares.

Nesta lista estão dicas dos app que mais fizeram sucesso neste ano, seja em smartphones Android, como também os com sistema operacional iOS. Estes aplicativos vieram para tornar as nossas vidas ainda mais fáceis, como é o caso do eleito pela Google Play como o melhor app do ano de 2017, o ‘Socratic – Ajuda para Matemática e Dever de Casa’.

Neste caso, o aplicativo da empresa Socratic, foi criado com o intuito de ajudar as pessoas a resolverem exercícios de matemática, ciências, química, história, inglês e economia. Além dele, existem outros muito importantes como o Uber Eats, carteiras de Bitcoin, e muito mais, dos quais estaremos apresentando aqui neste artigo.

Os melhores apps para smartphone de 2017

  • Socratic – Ajuda para Matemática e Dever de Casa:

Como já citamos o Socratic foi eleito pela toda poderosa Google como o melhor app de 2017. Ele é um aplicativo 100% gratuito e que não exige compras dentro do mesmo, onde boa parte daqueles que fazem sucesso, acabam vendendo algo, para que o lucro seja ainda maior. Nele é possível tirar uma foto do exercício, de preferência um exercício escrito em um editor de texto como o Word, onde através de inteligência artificial, diversas questões de matemática, química, ciências e outras matérias são respondidas na tela do seu smartphone, com fórmulas e como o app chegou a conclusão daquela resposta. Uma mão na roda para aqueles que precisam resolver exercícios em casa. É preciso lembrar também, que é preciso estudar a fórmula e como aconteceu o resultado para aprender, pois na hora do ENEM e de outras provas não é permitido usar o celular.

Links para Download.

Sistema iOS: https://itunes.apple.com/br/app/socratic-ajuda-para-matem%C3%A1tica/id1014164514?mt=8
Sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.socratic.android

  • PicsArt Animator GIF e Video:

Este é um aplicativo de entretenimento onde é possível realizar a criação de desenhos e vídeos animados, rabiscos, GIFS e outras artes através de recursos em camadas, ferramentas de desenhos, adesivos animados, recursos de Emoji, quadros que podem ser duplicados, excluir e inserir quadros nas suas animações. É possível também desenhar e editar suas fotos, criando fotos animadas, onde é possível também narrar e gravar sons para elas. O app é bem completo e altamente indicado para quem gosta de brincar com imagens.

Links para Download.

Sistema iOS: https://itunes.apple.com/us/app/picsart-animator-gif-video/id1181847209?mt=8
Sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.picsart.animate

  • Tandem: aprenda inglês e espanhol grátis:

O aplicativo Tandem, da empresa Tripod Technology é uma mistura de rede social com escola de idiomas, onde é possível aprender inglês e espanhol de uma maneira fácil, dinâmica e gratuita, apesar do app permitir compras. Ele conta hoje com mais de um milhão de usuários, onde é possível obter ajuda de nativos, professores do próprio app e também da comunidade. Além das atividades escritas, também é possível ter interações através de chamadas de áudio, salas de bate papo, chamadas de vídeo e também mensagens com fotos.

O Tandem também permite a aprendizagem offline, onde naqueles momentos em que você estiver de “bobeira” sem internet, também possa estudar. Apesar do título ser para aprendizagem da língua espanhola e americana, o Tandem também conta com aulas de  alemão, francês, árabe, russo, chinês, italiano, japonês, turco, polonês e também o português para estrangeiros do app.

Links para Download.

Sistema iOS: https://itunes.apple.com/br/app/tandem-estude-com-estrangeiros/id959001619?mt=8
Sistema Android: https://play.google.com/store/apps/developer?id=Tripod+Technology+GmbH

  • Uber Eats: entrega de comida:

Um dos app mais revolucionários de 2017 foi o Uber Eats, pois ao contrário do Uber de transporte de passageiros, o app não gerou toda aquela polêmica e foi bem aceito nas cidades em que está presente no Brasil e no mundo.

No app é possível verificar os restaurantes e redes de fast food que a sua região possui e que também faz a entrega através do aplicativo. É possível realizar uma busca pelo tipo de restaurante, pratos e culinária. Quando for finalizar o pedido, você poderá verificar qual é o endereço de entrega, o tempo de entrega estimado e o valor total da compra, já com taxas de entrega e possíveis impostos.

O pagamento das refeições no conforto do seu lar poderá ser feito através de sua conta Uber, ou através de um número de cartão de crédito válido. Após o pagamento é só acompanhar o pedido no mapa do app em tempo real. Se bateu aquela fome, o seu lanche está a alguns toques de distância.

Links para Download.

Sistema iOS: https://itunes.apple.com/us/app/uber-eats-food-delivery/id1058959277?mt=8
Sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ubercab.eats

  • Bitcoin Wallet – Coinbase:

2017 também foi o ano dos Bitcoins (BTC), onde a moeda virtual passou a valer muitas vezes mais (praticamente todo dia sobe) do que nos anos anteriores. A moeda ficou em destaque neste ano, valendo mais de 10 mil reais cada fração. Teve até artista aceitando o cachê em bitcoin, foi uma loucura.

E para armazenar, realizar transferências da moeda é preciso possuir uma carteira, de preferência segura, já que a moeda está valendo muito mais do que ouro. Por isso um dos app de 2017 que mais fizeram sucesso foi o Bitcoin Wallet Coinbase.

O Bitcoin Wallet Coinbase é um app de uma empresa com sede em São Francisco USA, que permite o envio e solicitação imediata de bitcoins através do nome, endereço ou email cadastrado. O app oferece uma segurança muito forte com diversas proteções e também com armazenamento privado e retiradas que poderão ser programadas no próprio app.

É possível também realizar a compra e venda da moeda, com conversão em tempo real. Faça também a solicitação ou o envio de dinheiro e/ou bitcoin para qualquer um de seus contatos, através de NFC ou QR Code.

Mas antes de começar neste mundo das moedas virtuais, nós recomendamos que você estude um pouco como funciona a compra, venda, carteiras, cotações e tudo, para não perder tempo e dinheiro neste investimento, que até o momento tem sido muito lucrativo, principalmente aos mineradores mais antigos da plataforma.

Links para Download.

Sistema iOS: https://itunes.apple.com/us/app/coinbase-buy-bitcoin-more/id886427730?mt=8&ign-mpt=uo%3D2
Sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.coinbase.android

É claro que existem centenas de outros aplicativos que foram muito importantes em 2017, mas nós procuramos priorizar os melhores. Não colocamos na lista os clássicos mais baixados como é o caso do Messenger, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, aplicativos de Bancos, GPS como o Waze e outros, pois todos os anos eles estão entre os TOP tanto na plataforma Android como na iOS. Priorizamos apresentar algumas das melhores novidades deste ano.

Veja também: Sites para ver filmes online

CNH Digital: Saiba como funciona e como fazer

cnh digitalVocê já esqueceu em casa a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação e se viu numa saia justa quando a polícia rodoviária estava fazendo blitz justamente no caminho por onde passava?

Essa situação, que durou por décadas a fio, está prestes a se tornar parte do passado. O que já sendo testado coloca de lado aquele medo de esquecer a CNH e ter de pagar multa ou até ter o veículo apreendido.

O Ministério das Cidades anunciou este ano que, muito em breve, os brasileiros poderão portar a CNH em seus smartphones pessoais. É a CNH Digital!

E mais: esse formato do documento será reconhecido pelas autoridades policiais da mesma forma como o formato impresso.

Como isso ocorrerá? De que forma se garantirá a segurança do funcionamento da CNH Digital? Como você poderá testar a fase beta deste sistema de identificação? Quais são as vantagens da CNH Digital?

Confira as respostas a partir de agora.

O que é a CNH Digital?

A CNH Digital é o novo formato da tradicional CNH, documento reconhecido em todo o território nacional que comprova que seu portador está qualificado para dirigir categorias específicas de veículos.

Até hoje as autoridades policiais nunca reconheceram nenhum formato digital da CNH. Isso mudou. Até no máximo fevereiro do ano de 2018 essa flexibilidade moderna do documento estará em pleno funcionamento em nosso país.

Mas será que você precisa esperar até lá para conhecer o método de funcionamento da CNH Digital?

carteira digital

Como funciona?

A CNH Digital terá o mesmo peso jurídico da carteira nacional de habilitação impressa. A validação do documento será simples, assim como também sua durabilidade e recuperação.

Como realizar o cadastro da CNH Digital? Após baixar o aplicativo em seu Android ou iOS, você receberá uma mensagem no e-mail informado. Após isso, você deve logar com o aplicativo no aparelho em que deseja ter sua CNH Digital armazenada.

Como fazer a CNH Digital?

Para se cadastrar e poder usar a facilidade que a CNH Digital coloca à disposição, você precisa acessar o Portal de Serviços do Denatran.

É preciso ter um certificado digital para validar o uso do aplicativo em seu dispositivo. Portanto, se ainda não o têm, o mais recomendado é obtê-lo o quanto antes.

Após fazer isso, siga os seguintes passos:

  • Use o link enviado para o seu e-mail a fim de validar o uso do aplicativo CNH Digital.
  • Faça o login no aplicativo em seu dispositivo.
  • Crie um PIN (senha com 4 dígitos). Essa medida serve para que a visualização de seus documentos só possa ser acessada por quem realmente está autorizado, como por exemplo, você ou a autoridade que lhe solicita o documento. Sempre que precisar visualizar a CNH, você deverá digitar a senha de 4 dígitos. Detalhe: sempre que for preciso confirmar a autenticidade do documento, use o código QR, que está localizado na imagem de sua CNH Digital.
  • Exporte a sua CNH Digital, autenticando os dados do documento por meio de sua assinatura digital do Denatran. Utilize o Assinador Digital para verificar essa assinatura. Detalhe: se quiser realizar o bloqueio do seu smartphone, para que nenhuma pessoa não-autorizada tente forçar a visualização da CNH Digital, acesse o Portal de Serviços do Denatran usando seu certificado digital e solicite o desbloqueio.
  • Digite seu CPF, sua senha de 4 dígitos e clique em Entrar.
  • Digite o código de validação enviado pelo Portal de Serviços do Denatran e clique em Continuar.
  • Cadastre um PIN (uma senha com 4 dígitos) para que você possa visualizar a CNH Digital. Repita o PIN, confirmando a senha e clique em Salvar.
  • Confira se sua CNH Digital possui dados corretos nas opções Frente e Verso.
  • Verifique o seu código QR, para se certificar de que o mesmo é válido.

Tutorial para fazer sua CNH Digital https://www.detran.mg.gov.br/habilitacao/cnh-e-permissao-para-dirigir/cnh-digital

Vantagens

A CNH Digital colocou no universo dos documentos digitais no cenário nacional um novo foco: simplificar procedimentos legais ao máximo possível

Isso contribui para tornar a mobilidade do dia a dia mais leve. E torna o dia a dia do brasileiro mais prático e cômodo.

Um dos cuidados que devem ser tomados, destacado por diversos CFC’s pelo Brasil, é sempre carregar a bateria dos dispositivos, para não ficar sem saída quando precisar dele.

Fora isso, a evolução na tecnologia de segurança sempre é vista com bons olhos pela maioria da população. À medida que falhas no sistema apontarem a necessidade de melhorias, você poderá aos poucos se acostumar com a ideia de portar a partir de fevereiro de 2018 a CNH Digital.