Qual é a composição do bicarbonato de sódio e quais são seus usos?

O bicarbonato de sódio é classificado como um sal e auxilia na redução de alcalinidade e acidez. Por suas propriedades neutralizantes, o bicarbonato tem inúmeras utilidades! Mas você já sabe qual é a composição do bicarbonato de sódio? Esse é o assunto que veremos nesse artigo!

Versátil, o bicarbonato de sódio é popular por sua alcalinidade (neutralizar ácidos) e também suas funções sanitizantes (que desinfeta). Ele combina muito bem com a cozinha. Não só para limpeza, mas como fermento químico. Porém, ele vai muito além disso. No entanto, é bom entender que é preciso tomar cuidado ao usar ele.

O uso indevido do bicarbonato de sódio pode causar problemas, então fique atento para as orientações nesse artigo. Hoje vamos ver qual é a composição do bicarbonato de sódio, quais são seus usos e quais os riscos que ele apresenta. Siga com a leitura e descubra tudo isso e mais!

Qual é a composição do bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um composto derivado da dissolução do gás carbônico (CO2) da atmosfera na água. Ele pertence à classe dos sais inorgânicos, compostos que contêm um cátion metálico e um ânion. Através da sua representação, NaHCO3, identifica-se o íon bicarbonato (ou hidrogenocarbonato, HCO3-) com propriedades básicas. Ou seja, alcalinas.

Trata-se de um sólido cristalino, nas condições ambientes, mas geralmente é encontrado como um pó finíssimo e branco. Os comprados em supermercados podem conter grau de pureza inferior a 95% e granulometria maior (ou seja, ser um pouco mais espesso).

Sendo assim, essa é a resposta para a questão ‘qual é a composição do bicarbonato de sódio’. Interessante, certo? Porém, quais seriam seus principais usos? Na verdade, o bicarbonato de sódio pode servir para diversas questões. Siga lendo e entenda!

Quais são os principais usos do bicarbonato de sódio?

Agora que você já sabe qual é a composição do bicarbonato de sódio, é ideal entender como você pode usar ele dentro e fora de casa. Portanto, vamos citar a seguir as principais formas de usar o bicarbonato de sódio de maneira útil e prática.

Fermentação química

Na culinária ele pode ser usado como substituto do fermento biológico em bolos e biscoitos. Neste caso, em que é empregado para dar volume a massas doces, o processo é chamado de “fermentação química”.

Mas, você deve estar se perguntando como, então, o seu bolo vai crescer e ficar bem fofinho? O truque é adicionar uma colher pequena de bicarbonato de sódio. Quando aquecido a temperaturas acima de 50°C, libera dióxido de carbono (CO2), o que deixa o alimento mais aerado.

Remoção de manchas

Devido às propriedades alcalinas, o bicarbonato de sódio possui boa ação antisséptica (degradando ou inibindo a proliferação de micro-organismos) e é indicado em receitas caseiras para limpeza de superfícies e pisos.

O composto também auxilia na remoção de manchas sensíveis a variações de pH, como aquelas provocadas por corantes naturais ou artificiais como em molhos ou nas maquiagens, manchas de café ou de chá.

Extintores de incêndio

Uma combustão é o nome dado para definir uma reação química exotérmica que ocorre entre um combustível (seja ele líquido, sólido ou gasoso) e um comburente (que na maioria das vezes é um gás com oxigênio).

É possível combater uma combustão de duas formas: com a redução da temperatura e/ ou com a redução de oxigênio. A maioria dos extintores não utiliza água para combater o fogo, mas o gás carbônico (CO2) pressurizado, originado da reação envolvendo bicarbonato de sódio no estado aquoso, liberando o gás carbônico.

Bicarbonato de sódio oferece riscos?

Agora você sabe qual é a composição do bicarbonato de sódio e também seus usos, mas será que há riscos em usar ele? O bicarbonato em geral não faz mal, mas o seu exagero pode trazer complicações – em especial nos casos em que você quiser ingerir o bicarbonato.

No caso de algumas grávidas, por exemplo, o bicarbonato pode levar a um aumento de pressão – já que o produto é um sal. Esse é também o motivo pelo qual pessoas com tendência a pressão alta devem prestar atenção às quantidades ingeridas ou evitar o bicarbonato.

Agora que você viu seus riscos e sabe qual é a composição do bicarbonato de sódio, use ele da forma mais correta e aproveite suas utilidades.