A rede APN (Acess Point Name) tem por significado em português, ‘Nome do Ponto de Acesso’, sendo responsável por possibilitar o acesso às redes móveis disponíveis no país em questão. Hoje as redes presentes do Brasil, por exemplo, são o 2G, 3G e o 4G, onde a tecnologia 5G já vem sendo estudada e provavelmente será lançada nos próximos 5 anos, aumentando assim a velocidade da internet.
Quando uma rede APN não está configurada corretamente em seu aparelho celular, não é possível acessar a internet móvel e outros itens que dependam da rede de sua operadora.
São inúmeras configurações e boa parte já vem pré-programada em seu celular, onde ao inserir o chip da operadora todas as informações são adicionadas automaticamente. Porém há casos em que é preciso configurá-la manualmente.
Para isso estaremos dedicando este artigo para fazer um breve resumo sobre como configura a internet APN dos celulares VIVO, TIM, CLARO, ALGAR e também da OI. Há uma configuração para cada modelo existente, onde para não tornar este artigo tão extenso, estaremos falando sobre as configurações em “comum” de todos os aparelhos.
Configurando APN no Android
Praticamente em todos os aparelhos com sistema Android, será preciso:
- Acessar o menu;
- Clicar em configurações;
- Depois em redes móveis;
- Pontos de acesso;
- Acessar o menu desta opção e então clicar em novo APN.
Antes verifique se o mesmo já está configurado, dispensando uma nova configuração.
Configurando APN no iPhone
Nos aparelhos Apple acesse:
- O menu de Ajustes
- Clique em Celular;
- Opções de Dados Celulares;
- E por fim Cellular Network (Rede celular).
Em ambos os casos é preciso:
Ter um chip da operadora para qual deseja fazer as alterações de APN, e ter também o sinal da operadora chegando no aparelho.
Configurando o APN
Com o celular ligado e o chip devidamente inserido, siga até a área de edição do APN conforme as instruções acima.
Depois selecione o SIM, em alguns aparelhos há duas opções.
Depois você verá algo como:
- Nome: (Nome da operadora)
- APN: (url do código da operadora)
- Número PPP: (deixe como está no aparelho)
- Proxy: (deixe como está no aparelho)
- Porta: (deixe como está no aparelho)
- Nome do usuário: (normalmente só o nome da operadora, exemplo, TIM)
- Senha: (normalmente os mesmos caracteres do nome da operadora)
- Servidor: (deixe como está no aparelho)
- MMSC: (deixe como está no aparelho)
- Proxy MMS: (use a url do provedor de msg da operadora)
- Provedor de serviços: (deixe como está no aparelho)
- MCC: 724
- MNC: 34
- Tipo de autenticação: PAP
- Tipo de APN: default
- Protocolo APN: IPv4/IPv6
- Ativar/desativar APN: (deixe como está no aparelho)
- Portadora: (deixe como está no aparelho)
- Tipo de operadora de rede virtual: (deixe como está no aparelho)
- Valor do operador de rede virtual: (deixe como está no aparelho)
URL do MMS e Internet APN nos celulares VIVO
- zap.vivo.com.br (Principal/Padrão);
- mms.vivo.com.br (Serviços de mensagens).
URL do MMS e Internet APN nos celulares TIM
- tim.br (Principal/Padrão);
- tim.com.br (variação);
- timbrasil.com.br (variação);
- mms.tim.br (Serviços de mensagens).
URL do MMS e Internet APN nos celulares CLARO
- claro.com.br (Principal/Padrão);
- java.claro.com.br;
- bandalarga.claro.com.br (Modens e Tablets);
- mms.claro.com.br (Serviços de mensagens).
URL do MMS e Internet APN nos celulares ALGAR
- algar.br (Principal e padrão);
- mms.algar.br (Serviços de mensagens).
URL do MMS e Internet APN nos celulares OI
- gprs.oi.com.br (Principal/Padrão);
- mmsgprs.oi.com.br (Serviços de mensagens);
- oi.com.br.
Normalmente ao inserir o chip da operadora, as configurações devem ser inseridas automaticamente. Caso tenha dificuldades, você poderá entrar em contato através da central de atendimento de cada uma das operadoras ou ir até uma loja física.
Telefones de contato das operadoras OI, TIM, Claro, VIVO e ALGAR
Se não foi possível finalizar a configuração do APN do seu celular por qualquer motivo, entre em contato com a operadora através dos telefones:
Telefone de atendimento ao cliente OI:
- 103 14 ou 1057
Telefone de atendimento ao cliente TIM:
- 103 41
Telefone de atendimento ao cliente CLARO:
- 106 99
Telefone de atendimento ao cliente VIVO:
- 103 15
Telefone de atendimento ao cliente ALGAR:
- 10312
É possível solicitar as configurações através das redes sociais também. Só tenha um pouco de paciência até que eles possam resolver seus problemas.