A certidão de nascimento online é uma facilidade para o dia a dia, já que é possível emitir o documento no conforto da sua casa, sem a necessidade de ir até o cartório.
Mas muitos desconhecem que é possível fazer este processo ou não sabem o passo a passo de como emitir a certidão de nascimento pela internet. E é justamente por isso que este artigo foi criado.
O processo online pode ser feito através do site Registro Civil, uma criação da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen). Ele atende a parcela da população que perdeu o documento ou estão rasurados/desgastados pelo tempo.
Como emitir a via da certidão de nascimento online?
Para tirar a segunda via do documento de registro é preciso:
1 – Registro Civil na internet
Acesse o site Registro Civil e crie a sua conta com informações de email, data de nascimento nome completo, número de celular, endereço e outros exigidos pelo sistema;
2 – “Quero a 2ª vida da certidão de…”
Após logar no site, clique no primeiro menu de certidões, no ícone com carrinho de bebê escrito “Nascimento”;
3 – Preencha os dados de localização
Insira o seu estado, cidade e um dos cartórios que aparecer na lista (de preferência o mais próximo da sua residência). Clique em “Próximo”;
4 – Preencha os dados pessoais
Na próxima janela será preciso inserir seu nome completo, CPF, data de nascimento e os nomes do pai e mãe (filiação). Clique novamente em “Próximo”;
5 – Informações de registro
A próxima janela é para aqueles que ainda tenham o documento e os dados de registro estejam legíveis. Preencha conforme as instruções. Mas caso tenha perdido a certidão ou não dê para ver as informações, clique em “Próximo” para pular esta etapa;
6 – Conclusão e envio
Todos os dados que o sistema necessita já foram preenchidos nesta etapa. Agora é preciso definir a forma como quer obter a via da sua certidão. É possível que ela seja enviada por email ou se precisar do documento físico em papel oficial, basta escolher entre enviar por Correios ou retirar no cartório que você selecionou no passo 3.
Observe todos os dados do documento antes de concluir a solicitação, leia todos os termos de uso e então passe para a etapa de pagamento se optou pela forma impressa;
7 – Pagando a certidão
Ao optar pela via impressa, escolha como quer recebe-la, ambas as formas são pelos Correios. Você pode optar por carta registrada ou Sedex. Selecione também a forma de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou boleto. Pronto.