Internet

Como fazer o teste de velocidade da sua internet

É sempre interessante realizar um teste de velocidade da sua internet, para saber se a operadora de telefonia ou responsável por entregar o serviço de internet na sua residência ou comércio, está realmente entregando a conexão cobrada e prometida.

Fazer o teste é bem simples, mas hoje estaremos dedicando este artigo para falar um pouco mais sobre este assunto.

Dicas antes de iniciar o teste

Para fazer o seu teste e ter certeza de que ele está 100% correto, feche todos os aplicativos e programas que estão abertos em seu computador.  Também finalize ou pause todos os seus downloads e uploads, inclusive atualizações.

É preciso que para a realização do teste seja mais precisa, você se conecte diretamente no seu modem ou roteador de internet. Utilize as conexões via cabo se for usar o seu computador, pois no Wi-Fi a precisão pode ser menor. Agora no caso de fazer pelo celular, verifique se tudo está “desligado” e/ou pausado e então de início ao teste.

Isso garante que o resultado seja 100% eficaz e correto. Se algo estiver estranho, verifique todos estes detalhes e refaça o teste. Caso realmente esteja errado os valore, então ligue na operadora e exija seus direitos.

Como fazer um teste de velocidade de internet?

Para fazer um teste de velocidade de internet não existe muito segredo, você só precisa encontrar o “testador” certo. Normalmente eles contam com um botão bem grande escrito “Iniciar teste de conexão”. Clique nele e então serão avaliadas as suas taxas de Download, Upload e também de Ping/latência.

Um testador bem interessante é o NPERF, nele além dos itens acima, você pode atualizar como é representada a taxa de transferência, seja por Kb/s, KiB/s, Mb/s ou MiB/s. Confira o link:

  • https://www.nperf.com/pt/

Existem diversos outros aplicativos de testes na internet, alguns das próprias operadoras de telefonia e internet. Um bem famoso é o da Copel (PR). Confira a seguir alguns outros links para você realizar seus testes.

  • www.minhaconexao.com.br
  • https://fast.com/pt
  • www.speedtest.net/pt
  • www.copeltelecom.com/site/speedtest

As operadoras mais utilizadas no Brasil são a Cope, Oi, Vivo, Net Virtua, Velox, Speedy e as de operadoras 3G e 4G Tim, Claro e outros.

Quais são as variações avaliadas no teste?

Os testadores avaliam a taxa de download, upload e o ping, também conhecido como latência. Em alguns casos como o do NPERF, também é informado o IP e Sistema Operacional.

No teste da velocidade de download, que por sinal é a informação mais buscada por aqueles que buscam este tipo de teste, será analisado o qual rápido está a sua conexão para baixar e stremmar seus vídeos, programas, jogos e outras opções na internet.

Os valores apresentados deverão ser próximos da opção contratada na operadora. Para ter uma noção, se você contratou um serviço de 15Mbps, se o resultado for entre 13 e 15Mbps a sua conexão está de acordo com a contratação.

No teste de upload será avaliado o quão rápido a sua conexão envia os seus dados através da internet. Por exemplo, você vai enviar um vídeo para o seu canal no YouTube, então o que importa neste caso é a taxa de Upload e não de download.

Anexos em emails, publicação de fotos, armazenamento em nuvem etc. Tudo isso depende da taxa de upload.

No teste de ping, conhecido também como latência, a informação apresentada é sobre o tempo de atraso que ocorre entre a entrada e saída de dados. As informações são baseadas em milésimos de segundos. É algo muito interessante para aqueles que utilizam a internet para jogar. O delay desta informação pode ser definitivo nas ações dos jogos em rede.

Alguns testadores de velocidade online também informam qual o sistema e navegador está sendo utilizado para buscar a informação e também o endereço de IP. O ip é o “endereço” que identifica o seu computador na internet. Porém há uma diferença do ip de conexão com o ip da máquina. Um pode ser variável, já o outro é fixo, muito utilizado por questões de segurança.