Legenda: O primeiro passo para economizar na conta de luz é trocar as lâmpadas da casa pelas de modelo LED. Autor: ErikaWittlieb / Fonte: Pixabay.com
No último ano, de uma forma ou de outra, todo mundo acabou passando mais tempo em casa. E, com isso, uma das consequências imediatas foi o aumento na conta de luz no fim do mês. Afinal, seja para trabalhar, estudar ou mesmo se entreter, quase tudo hoje em dia interfere na conta de energia.
No entanto, devido à pandemia, aumentou substancialmente o número de pessoas assistindo jogos de futebol pela internet, jogando videogame, trabalhando em frente ao computador e estudando on-line. Com isso, além do maior consumo de energia com computadores, notebooks e televisores, as lâmpadas de casa também ficam mais tempo acesas.
Mas o que pouco sabem é que, adotando algumas estratégias inteligentes, é possível manter o conforto e a funcionalidade da casa e ainda diminuir os gastos com a energia.
Com isso em mente, selecionamos algumas técnicas que irão ajudar a reduzir o valor da conta de luz. Veja:
- Lâmpadas de LED sempre: Para economizar e reduzir o consumo de energia é preciso começar pelas lâmpadas de casa. Nesse quesito, dispense as incandescentes e prefira as lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duram mais.
- Troque o ar condicionado pelo ventilador: Se você tem um ar condicionado em casa sabe que o uso constante desse aparelho é um dos grandes responsáveis pelo aumento da conta de luz. Por isso, vale trocar o equipamento por um ventilador moderno como, por exemplo, o ventilador torre, que é portátil e ainda otimiza o espaço.
- Desligue a tela do computador: Sim, o que mais gasta no quesito PC e notebook é a tela ligada e sem uso. Com a necessidade de trabalhar em casa, essa pode ser uma dica valiosa para economizar no final do mês: sempre que não estiver usando o eletrônico, desligue a tela do aparelho.
- Use a geladeira com sabedoria: Como fica ligada por 24 horas, o consumo da geladeira é sempre alto. Para não levar um susto na hora de pagar a conta de energia, os especialistas recomendam não abrir a porta do eletrodoméstico toda hora nem guardar alimento quente. Além disso, prefira geladeiras novas que consomem menos energia.
Fique de olho na eficiência energética: Na hora de comprar um eletrodoméstico novo, cheque a etiqueta que informa qual é a eficiência energética do produto. É esse o parâmetro que define se o equipamento consome muito ou pouco energia. Os produtos classificados com a letra A são os mais eficientes, ou seja, ajudam a diminuir o valor da conta de luz.