5 documentários na Netflix para os aficionados por tecnologia

A democratização da informação faz com que tenhamos acesso a cada vez mais conteúdo de qualidade na internet. Seja nas plataformas de streaming, nos podcasts ou nos vídeos e textos produzidos em redes sociais específicas, qualquer um pode adquirir conhecimento sobre suas áreas de interesse.

Toda essa democratização só é possível graças à tecnologia. Poucas coisas são mais fascinantes para se estudar, como profissão ou como hobby, nos tempos atuais. Com ela, acompanhamos as mudanças no planeta e entendemos nosso papel como seres humanos em relação ao presente e ao futuro.

Segundo Daniele Padrão, editora do site especializado Mago da Tecnologia, a Netflix sabe o quanto esse é um assunto que atrai muitas pessoas: “segundo pesquisas recentes, 61% dos brasileiros dizem se interessar por temas tecnológicos e, nos Estados Unidos, o número chega perto de 70%”, explica Daniele..

Caso você tenha interesse em saber mais sobre tecnologia, prepare a pipoca, ligue seu computador ou celular, acesse a Netflix se divirta com os seguintes documentários:

O Dilema das Redes

Lançado em 2020, “O Dilema das Redes” é dirigido por Jeff Orlowski e logo se tornou uma febre. Trata-se de um “docudrama”, ou seja, um filme que mistura elementos de documentário e de ficção.

O tema de “O Dilema das Redes” é a influência das redes sociais na vida moderna, sobretudo seus perigos e malefícios como o papel nas proliferações dos grupos de ódio. Assuntos como mineração de dados e vigilância online também são tratados.

Visita ao Inferno

Werner Herzog é um dos cineastas mais consagrados ainda em atividade. O alemão já produziu grandes clássicos como “Aguirre” e “Fitzcarraldo”, mas também se aventurou no documentário “Visita ao Inferno” para a Netflix.

“Visita ao Inferno” traz um assunto muito particular: A vulcanologia. Herzog acompanha um especialista no assunto em diversos países e vê não só o funcionamento natural dos vulcões, como também as alternativas que a tecnologia cria para evitar catástrofes.

Um Convite ao Futuro

Ciências como a física, a biologia, a química e a economia contribuíram para a atual situação de nosso planeta, que sofre com o aquecimento global e com a escassez dos recursos naturais? É essa a questão que traz “Um Convite ao Futuro”, da diretora Susan Kucera.

Narrado pelo vencedor do Oscar Jeff Bridges, o filme faz uma reflexão sobre como podemos seguir em frente sem prejudicar ainda mais o planeta.

Professor Polvo

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, “Professor Polvo” mostra como a tecnologia pode nos ajudar a entender melhor o comportamento dos animais e, consequentemente, tirar lições valiosas para as nossas próprias vidas.

A direção é de Pippa Ehrlich e James Reed. Eles acompanharam o tempo que Craig Foster passou em uma floresta de algas sul-africana desenvolvendo uma relação de companheirismo e amizade com um polvo, o “professor” do título.

Mercury 13

Por que falamos tão pouco em mulheres astronautas? Há sexismo e preconceito no meio da exploração espacial?

O documentário “Mercury 13”, dirigido pela dupla Heather Walsh e David Sington, mostra o programa homônimo que foi criado para o treinamento de mulheres astronautas. Aprovadíssimo pela crítica, retrata o sexismo institucionalizado também nesse meio tão tecnológico.

Deixe um comentário