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Saiba quais estratégias implementar em seu empreendimento para aumentar as vendas apesar das turbulências do cenário econômico.
A crise econômica proporcionada pela pandemia alterou o rumo de organizações de todos os setores e tamanhos. Porém, nem todas as empresas foram afetadas negativamente.
Conforme a pesquisa Mastercard SpendingPulse, as vendas das lojas virtuais de varejo apresentaram aumento de 75% em maio de 2020 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento, justificável em parte pelas mudanças no comportamento do consumidor brasileiro, demonstra como é possível experienciar um aumento das vendas mesmo em uma época marcada pela instabilidade financeira.
5 dicas para aumentar as vendas independentemente de qualquer cenário
Neste texto, compartilharemos algumas dicas de práticas com potencial de alavancar as vendas da sua empresa, podendo ser aplicadas em qualquer cenário, seja de crise ou não.
1. Crie vídeos interativos para engajar o público alvo
Investir em marketing nas redes sociais é uma tática para aumentar as vendas que persistirá surtindo efeito independentemente do contexto externo. O segredo para inovar ao fazer isso consiste em empregar tecnologias recentes, como o vídeo interativo.
Esse tipo de mídia permite que o internauta interaja com o conteúdo, aumentando o nível de engajamento, otimizando a experiência do cliente e popularizando a marca da sua empresa.
Caso você não possua familiaridade com edição de vídeo, é possível aproveitar essa estratégia mesmo assim. Para tanto, basta criar vídeo com o movie maker online, recurso que dispensa a instalação de programas e fornece modelos personalizáveis para elaboração de conteúdo. O Invideo é uma das plataformas que oferecem esse tipo de solução.
Com mais de 4 mil templates para diferentes redes sociais, o Movie Maker Online do Invideo permite que você tenha acesso a uma biblioteca com milhões de imagens, vídeos e músicas para criar vídeos que capturem a atenção de potenciais clientes.
2. Invista em um bom atendimento ao cliente
Compreender as dores dos clientes e não medir esforços para apresentar soluções que os surpreendam é um aspecto central do atendimento ao consumidor focado em fechar compras.
Portanto, para aumentar as vendas, faz-se necessário investir no oferecimento de serviços personalizados, como ofertas exclusivas, período de teste ou amostras gratuitas, opções alternativas de pagamento, entre outros diferenciais que convertem potenciais clientes em consumidores fiéis.
Outra medida essencial para proporcionar um atendimento de excelência é orientar os integrantes da equipe de vendas a se comunicarem de forma empática e a escutar ativamente a clientela.
3. Estude seus competidores e aprenda com eles
Manter-se atualizado sobre as táticas empregadas por seus adversários fornece informações preciosas que podem ser utilizadas para aumentar as vendas do seu empreendimento.
Isso ocorre porque analisar os competidores cria oportunidades de aprendizado de novas técnicas a fim de aplicá-las para o benefício da sua organização.
Em adição, essa prática, também conhecida como benchmarking, permite que você conheça e aproveite as fraquezas dos seus concorrentes para maximizar os pontos fortes da sua própria empresa.
4. Faça parceria com outras empresas
Unir forças com outro empreendimento é uma estratégia que se mostra eficaz independentemente da existência de crises.
A parceria consiste em um acordo entre duas ou mais organizações atuantes em mercados distintos, mas cujas soluções se complementam.
Há diversos casos de parceria entre empresas bem-sucedidas. Um exemplo é a série de associações feitas entre a Microsoft e a Samsung com startups em prol da implementação da educação tecnológica no Brasil.
Além de aumentar as vendas, as vantagens da parceria envolvem o aumento do alcance de público, a melhoria da qualidade dos serviços ou produtos, a diminuição do custo de aquisição de clientes e a possibilidade de tornar a empresa mais competitiva.
5. Implemente novos canais de comunicação
Oferecer diversos canais para o público entrar em contato com a sua empresa é fundamental para aumentar as chances de indivíduos prosseguirem pelo funil de vendas e tornarem-se clientes.
Nesse contexto, a digitalização do atendimento ao consumidor destaca-se como uma tendência da qual todas as organizações devem fazer parte para acompanhar o comportamento atual do consumidor brasileiro, o qual se tornou mais digital do que nunca.
Proporcionar atendimento pelo WhatsApp Business, chatbots e mensagens no chat de redes sociais são formas de ampliar o alcance da comunicação com clientes.
Para aumentar as vendas com base nas orientações acima, adapte-as à realidade do seu empreendimento e implemente-as com auxílio dos gestores e líderes de equipe.