Planejamento é peça chave para marca de equipamentos táticos

Mais do que ter flexibilidade para se adaptar, é preciso, ainda, antecipar possíveis cenários para sobreviver a uma crise. Com planejamento, mais do que sobreviver, há chances de, até mesmo, crescer durante períodos desafiadores.

A pandemia do Coronavírus pegou os negócios de surpresa. O isolamento social imposto pela expansão do vírus fez com que lojas físicas tivesse que permanecer fechadas por meses a fio. Mesmo empresas que contavam com um braço virtual, em muitos casos, não estavam preparadas para atender ao aumento da demanda, o que levou a atraso nas entregas e falta de produtos.

Saíram na frente negócios que investiram em planejamento, diversificaram seus canais e buscaram fortalecer a relação com outros públicos para suportar até mesmo os momentos mais turbulentos do mercado. 

Preparação prévia para atender a demanda

Foi o caso da INVICTUS, marca de vestuário e equipamentos táticos, com sede em Palhoça (SC). A empresa não só buscou estratégias diversificadas e foi flexível para se adaptar às mudanças de hábito impostas pela pandemia, como estava preparada para atender ao aumento da demanda.

A marca investiu no fortalecimento da sua presença digital antes mesmo da expansão da COVID-19, o que permitiu que aproveitasse ao máximo a oportunidade de crescimento que os e-commerces tiveram em um cenário em que as pessoas não podiam sair de casa..

Contar com uma loja virtual com boa navegabilidade e uma logística preparada para atender ao aumento de pedidos fez toda a diferença e garantiu o bom desempenho na empresa mesmo nos meses mais difíceis. 

Aproximação do consumidor final

O papel do e-commerce foi além de garantir que as vendas continuassem acontecendo mesmo com lojas físicas fechadas. A empresa de equipamentos táticos, que tem como principais clientes multimarcas, usou o canal online para se aproximar do consumidor final, oferecendo a oportunidade deles adquirirem seus produtos, que vão de mochilas a acessórios, passando por peças de vestuário, diretamente por meio da loja virtual. 

A ação apresentou resultados rápidos: a marca de produtos táticos viu suas vendas para o cliente final crescerem de 7% para 14%.

Apoio a fornecedores

Além de preparar seu e-commerce para momentos difíceis e diversificar seu público, a INVICTUS também ofereceu apoio valioso aos seus parceiros, principalmente os de menor porte.

A marca de produtos táticos, que tem mais de 1.500 pontos de vendas no Brasil e, em 2019, alcançou faturamento de R$ 52 milhões, estendeu o prazo de pagamento para as multimarcas que revendem seus produtos, ofereceu descontos para pedidos com pagamento à vista e adotou política de preços flexível para que seus parceiros pudessem sobreviver ao momento de crise sem maiores danos.

Os resultados das ações que a marca adotou tanto na pandemia quanto, até mesmo, antes do período de isolamento começar, foram positivos, mesmo para um ano desafiador. Em maio de 2020, o faturamento da INVICTUS apresentou crescimento de 24% em relação ao mesmo período em 2019. Já a loja virtual da marca cresceu em torno de 200% em comparação ao período pré-pandemia. 

Cenários desafiadores fazem parte da trajetória de uma marca. O que diferencia uma empresa que consegue sobreviver e, até mesmo, crescer, das outras é o planejamento para enfrentar uma crise e a flexibilidade para mudar de rota sempre que necessário.