Impostos e seus benefícios: conheça a importância dos tributos para o país

Presentes em diversos tipos de atividades, que vão desde as comercializações até a questão de se morar em um determinado lugar, os impostos fazem parte da vida das pessoas em todo o mundo. Na grande maioria das vezes, esses valores tributados podem estar embutidos no preço de algum produto ou serviço.

Um questionamento verificado de forma frequente diz respeito à destinação desses montantes arrecadados. Confira mais detalhes sobre a cobrança de impostos no país:

Conheça a estimativa da carga tributária nacional:

A premissa em se tratando das tributações é de que o governo necessita taxar a riqueza produzida pela sociedade a fim de que possa criar amplas benefícios que se estendam à toda população. Veja como isso pode ocorrer:

Para onde vai o dinheiro obtido por meio de impostos:

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) desenvolveu um mecanismo que ficou conhecido como “Impostômetro”. Este, assim como o próprio nome sugere, tem a função de indicar a quantidade de impostos pagos pelos brasileiros em um dado período de tempo. Para se ter uma base, entre os meses de janeiro a março de 2019, a população do país teria pago R$ 500 bilhões em impostos.

Dentre as utilizações mais frequentes do que é arrecadado estão os serviços que são mais demandados pela própria população pagante de impostos. Há, entretanto, muitas outras utilizações para estes valores. Saiba mais:

  • Programas de inclusão social e de geração de empregos:

A instituição designada pelo governo para gestão destes montantes é a Receita Federal. É ela que também informa quais os destinos previstos para os impostos. O plano que trata da reforma agrária é um dos contemplados com a arrecadação. O mesmo procede em relação às atividades de crédito rural, habitações populares, saneamento básico, bem como em se tratando de revitalização de municípios.

  • Outras áreas contempladas pela arrecadação de impostos:

As rodovias contam com uma parte dos impostos para que sejam mantidas. Os investimentos em infraestrutura também são estendidos a aeroportos, portos, produção industrial, segurança pública, dentre outras áreas. Estes valores são aplicados para construções ou como forma de incentivar algum tipo de atividade relevante ao contexto social.

Alguns dos principais impostos no país:

O Brasil é um dos países que mais implementam impostos nas diversas atividades empreendidas pela população. Há ainda as modalidades que estão em análise pelo governo, como a que diz respeito aos jogos. Assim sendo, dois deles destacam-se por conta de sua abrangência. São eles

  • Imposto de renda:

Conhecido mais por suas iniciais “IR”, este não se aplica a toda a população do país. A sua cobrança é feita com base na renda que um indivíduo tenha alcançado no ano anterior, assim como nos bens que eventualmente venha a possuir. As declarações de Imposto de Renda podem ser divididas entre Pessoas Físicas e Jurídicas. A segunda modalidade refere-se às prestações de conta de empresas, ao passo que a primeira indica proventos de indivíduos.

  • Imposto sobre operações financeiras:

De natureza federal, este imposto é também chamado de IOF. Todas as operações que venham a envolver créditos, valores imobiliários, seguro e câmbio são taxadas por conta deste tributo. Os pagadores serão sempre os mesmos envolvidos nestas atividades.