CPF Digital com CNH para Celular: Todos os Documentos em um só lugar

O Governo Federal em parceria com a Receita Federal lançou um aplicativo CPF Digital, onde todo cidadão brasileiro poderá ter acesso às versões digitais do documento pessoal através de seu aparelho celular.

Além do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para Android e iOS, o brasileiro terá acesso à Carteira Nacional de Habilitação. Uma facilidade a mais para o cidadão, dispensando a necessidade de estar portando estes documentos, desde que esteja com o celular em mãos.

A programação do aplicativo foi feita pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), onde nas plataformas Google Play Store e App Store, está disponível para download com o nome CPF Digital.

CPF e CNH Digital: Download e instalação

Para quem estiver interessado em fazer parte deste avanço tecnológico o download poderá ser feito através dos seguintes endereços eletrônicos:

O tamanho médio do aplicativo é de 70mb, espaço necessário para que a instalação seja concluída com sucesso no aparelho.

CRLV (Documento do Veículo) Digital

Depois da instalação, será necessário fazer uma identificação biométrica e o registro de foto do rosto através da câmera frontal, que vem sendo chamado de “Prova de vida”.

Atenção: É preciso que o cidadão também tenha CNH para concluir o cadastro no app. Outra necessidade é que o seu aparelho tenha leitor biométrico. O sistema de inteligência do governo irá comparar as informações aprovar o cadastro.

Durante a instalação você vai precisar piscar, sorrir e movimentar o rosto para que o sistema possa fazer uma validação biométrica.

O app irá fazer uma busca no sistema biométrico do governo e comparar as informações do banco de dados atual com a nova inserção de dados.

Exigência da CNH

Em um primeiro momento o CPF Digital estará disponível apenas para aqueles que contam com carteira de motorista, isso porque o governo já lançou um sistema onde o motorista pode utilizar o app da CNH Digital para evitar ter que ficar andando com o documento.

Como a base de dados já está “pronta” para esse grupo, os sistemas irão se conversar. O governo pretende nos próximos dias integrar todos os outros documentos e serviços comuns através do CPF Digital.

Deixe um comentário