Uma das datas mais esperadas para compras pode virar um ponto de ação sustentável que pode fazer com que o mundo volte a ser verde
A Black Friday é uma época muito importante para o varejo e para os consumidores; os descontos e as promoções são tentadores, e muitos esperam o ano todo pela data para fazer as compras dos produtos mais desejados. No entanto, essa prática, aliada ao modelo de consumismo desenfreado enfrentado pelo mundo, traz alguns prejuízos para o meio ambiente, já que a humanidade está consumindo mais recursos naturais do que a natureza consegue recompor, além da produção exponencial de lixo e gases poluentes.
Para que esse cenário comece a retroceder, não basta apenas fazer coleta seletiva, ou utilizar produtos livres de agrotóxicos ou de crueldade animal, embora sejam práticas que todos devam adotar, mas é preciso também mudar os pequenos hábitos que causam pequenos prejuízos e passam despercebidos, e, como diz o ditado, “de grão em grão, a galinha enche o papo”, então somados todos esse pequenos danos o ambiente é impactado de forma quase irreversível.
Uma forma de mudar é adotar o consumo consciente
Esse conceito de consumo visa criar uma percepção de que cada compra de um produto ou serviço significa um impacto, positivo ou negativo, para a natureza, para a economia, seja local ou mundial, e para as relações humanas.
Fazer consumo consciente, ou também chamado consumo verde, não significa deixar de comprar os produtos que desejamos, e sim comprar de forma a ficar conscientes de qual é o impacto daquela compra e passar a escolher produtos, serviços e lojas que anulem o impacto negativo ou que mesmo tragam ações que são benéficas para o meio ambiente.
Um bom exemplo de como o consumo consciente pode ser aplicado é perceber que, para fazer uma compra e entrega de um produto, são produzidas muitas embalagens, uma para o produto e, às vezes, mais de uma para cada item que compõe aquele produto; muitas vezes, essa embalagem é envolta em plástico bolha, outra caixa para transporte, fita adesiva, etc. Toda essa quantidade de pacotes, após a abertura do item, vira lixo, e muitas vezes acaba em aterros sanitários. Para conter esse excesso de lixo produzido por uma compra, existem duas opções: ou ativamente separar todas as embalagens para cada uma ser descartada e reciclada de forma correta, ou escolher produtos que usam materiais recicláveis, que possuem pontos de coleta, ou que utilizam ações de compensação (por exemplo, para cada produto comprado, uma árvore é plantada).
Comprar de forma planejada também é uma forma de conscientização de consumo, assim são comprados produtos que são apenas necessários; sem as compras por impulso, é diminuída a produção exagerada de bens e, por consequência, o impacto que aquela produção causa também é reduzido.
É possível aplicar consumo consciente na Black FridaySim, é perfeitamente possível comprar de forma sustentável durante essa data que é tão especial e cheia de produtos e descontos incríveis. Durante a Black Friday, é possível escolher comprar produtos como smartphones, televisores e eletrodomésticos de empresas que declaradamente fazem ações ambientais de preservação, ou ações sociais de ajuda para pessoas com necessidades e programas de inclusão. Se manter informado sobre como determinada empresa age ajuda a moldar um futuro mais seguro, verde e sustentável para futuras gerações, basta apenas comprar de forma consciente.