Agora você pode reconher firma de sua assinatura sem precisar ter que ir ao cartório. A Assinatura Eletrônica GOV BR criada pelo Governo Federal, permite o acesso ao serviço de forma gratuita.
Nos próximos parágrafos, você vai aprender como criar suas assinatura digital para reconher firma de qualquer documento, atravéz da assinatura Eletrônica.
O que é e para que serve Assinatura Digital Eletrônica?
A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
Quem pode usar o serviço:
Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:
- Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
- Bancos credenciados;
- Certificado digital;
Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.
Acessando o site do GOV.br neste link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica
O Link te mostra o passo a passo, as formas de acessar o serviço e, se você quiser, nem precisa fazer o reconhecimento facial, pode ser por meio de acesso de algum dos bancos que são homologados pelo GOV.br.
Daí então vc carrega o arquivo a ser assinado(geralmente pdf), indica onde quer colocar a assinatura, o site valida e disponibiliza um novo arquivo para baixar.
Pronto!
Documento assinado e válido!
Ninguém pode contestar o valor dele, é mais seguro do que um selo de cartório e qualquer órgão que você entregá-lo, poderá checar a veracidade da assinatura, o que é impossível no “selinho do cartório”.
Passo 1
Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br
Certifique-se de que sua conta gov.br está validada para realizar a assinatura digital.
Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” (saiba mais).
Passo 2
Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha. Após o login, você será direcionada para a tela de “Assinatura de documento”
Passo 3
Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .doc, .docx, .pdf, ou .odt.
Passo 4 – Escolha o local da sua assinatura no documento.
Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.
Passo 5 – Valide sua assinatura.
Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em “usar gov.br”. Em seguida, insira o código enviado para o seu celular.
Você verá uma mensagem de sucesso e será direcionado para a página de onde poderá baixar o documento assinado.
Passo 6 – Baixe o documento assinado.
Clique em “Baixar arquivo assinado” para baixar o arquivo .pdf para seu computador, celular ou tablet.
Passo 7 – Consultar assinatura do documento
Acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.
Também é possível consultar as assinaturas do documento no “Painel de Assinaturas” do Acrobat Reader ou de outros leitores de pdf.