O que é órgão emissor no RG?

O que é órgão emissor no RG? Para que serve saber esse tipo de informação? Onde posso encontrar a informação sobre o órgão emissor em meu registro geral? Essas são perguntas que, apesar de serem bem comuns, continuam sem respostas para a grande maioria da população em geral.

O RG é um documento de grande importância na vida do brasileiro, principalmente no início de nossas vidas. Crianças e adolescentes precisam de um RG, afinal, não possuem nenhum outro tipo de documento para identificá-las. É no RG que consta o CPF da criança, além de sua digital, que é muito útil em casos de desaparecimentos.

Portanto, compreender mais sobre esse documento possui grande importância. Neste conteúdo, além de explicar o que é órgão emissor do RG, também vamos falar um pouco mais sobre o documento, como citar seu tempo de validade, onde atualizá-lo, entre outros detalhes. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!

O que é órgão emissor no RG?

órgão emissor no RG

Afinal, o que é órgão emissor no RG? Antes mesmo de partir para outras especificações sobre o documento, vamos responder a sua dúvida central. Provavelmente, você deseja saber o que é para poder preencher algum tipo de formulário físico ou digital. Essa informação é muito pedida, por exemplo, para inscrições em vestibulares e concursos.

O órgão emissor no RG nada mais é do que o local onde você emitiu seu documento quando o fez. Encontrá-lo é fácil, pois o nome do local onde você fez o documento está na parte frontal do RG, logo abaixo do nome do Estado de confecção. Por exemplo, no caso do redator que vos fala (ou vos escreve), o órgão emissor é a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.

Neste caso específico, o meu número de RG fica seguido do meu órgão emissor, ou seja, com a sigla SSP-SC, assim: 7.777.777-SSP-SC. Existem diversos outros locais que emitem esse documento, a depender do local onde você mora pode ser até mesmo a Secretaria de Estado da Casa Civil, como é o caso do Estado do Rio de Janeiro.

O que é órgão emissor no RG? Para não ter dúvidas sobre como abreviar a sigla do seu órgão emissor, experimente escrever o nome do órgão no Google e verificar a sigla. Essa é a melhor forma de escrever a abreviação do seu órgão expedidor sem cometer algum erro que lhe faça reescrever todo um formulário.

Por quanto tempo vale a emissão do RG?

E quanto tempo vale a emissão do RG? Seja você uma criança, adolescente, adulto ou idoso, saiba que seu documento possui prazo de validade: 10 anos. 

É isso mesmo, se você possui um número de registro geral com mais de 10 anos, então deve atualizá-lo o quanto antes, por mais que possua outros documentos de identificação que tenha o número do RG, como a CNH, por exemplo.

Sou obrigado a ter o RG atualizado?

Sim, como mencionado acima, independentemente se você possui outro documento que expresse de forma clara o número de seu RG, é de suma importância que atualize seu documento. Isso porque a atualização não é feita somente porque seu documento está antigo, mas sim porque o número de seu RG deverá mudar.

Por isso, por mais que você possua uma CNH recente, com o número de seu RG, de nada vale se o mesmo tem mais de 10 anos. Provavelmente, quando for atualizar sua carteira de motorista, terá que apresentar um documento novo, não valendo o antigo como comprovação.

Como emitir um novo RG?

Como mencionado anteriormente, cada local pode possuir um local diferente de emissão de RG, podendo mudar de estado para estado. 

Geralmente, são órgãos de controle de segurança pública que realizam esse serviço, como a Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Casa Civil, etc. Busque se informar na prefeitura de sua cidade e solicite um novo documento, agora que já sabe o que é órgão emissor no RG. Até a próxima!

Deixe um comentário