Programa Cidadão do Mundo Governo MA

programa cidadão do mundo

Saiba como funciona o Programa Cidadão do Mundo Governo

Uma ótima novidade para moradores do Maranhão que pretendem fazer intercâmbio nos próximos dias, o Governo do Estado lançou um programa nos últimos dias, conhecido como Cidadão do Mundo, onde através de uma pré seleção, pode oferecer um intercâmbio com o foco nos idiomas inglês, francês ou espanhol. O programa é para os jovens maranhenses que estão em idade entre 18 e 24 anos.

Neste programa, os candidatos que estejam cursando o ensino médio na rede pública, poderão participar de uma seleção onde serão concedidas até 80 bolsas de estudos em 2018, em duas modalidades diferentes, a de intercâmbio lingüístico e estágio internacional.

Quem sonha em aprender um novo idioma e é residente do estado do Maranhão, poderá se inscrever no Programa Cidadão do Mundo, que chega a sua 4ª edição. O programa promovido pelo Governo em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, é totalmente gratuito e pretende levar diversos jovens para fora do Brasil, com a finalidade de aprender espanhol, inglês ou francês.

As inscrições para o programa tiveram seu início no último dia 15 de janeiro, logo após o retorno de alunos de intercâmbio de edições anteriores retornarem dos Estados Unidos, África do Sul, Espanha e também do Canadá. A experiência segundo eles, foi um verdadeiro sucesso. Até o momento mais de 200 estudantes participaram do programa.

Este programa conta com apoio da Fapema e do Secti, onde os candidatos que forem selecionados recebem uma bolsa de estudo no valor de R$ 4500, seguro de vida/saúde durante o período de estudo, as passagens aéreas de ida e volta e também acomodação em uma casa familiar com sistema de pensão completo. As famílias que irão receber o intercambista maranhense são selecionadas pelo programa.

Confira a seguir maiores informações sobre o programa!

Modalidades de Intercâmbio do Programa Cidadão do Mundo MA

As modalidades do intercâmbio deste programa estão divididas entre duas opções:

  • Modalidade Intercâmbio Linguístico
  • Modalidade Intercâmbio Estágio Internacional

Na modalidade de intercâmbio Linguístico serão selecionados 80 candidatos a receberem bolsas para estudar o idioma selecionado no exterior. Após o resultado do edital através de um processo de seleção bem minucioso, o aluno irá embarcar para um país pré determinado, onde irá receber assistência personalizada. Depois de concluir o intercâmbio, o candidato deverá apresentar por escrito a experiência obtida e só então conseguir a certificação.

Já na modalidade Estágio Internacional, o candidato por meio do Governo do Estado, da Secretaria da Ciência (SECTI) e da Fundação de Desenvolvimento Científico (FAPEMA), irá receber uma qualificação e crescimento profissional através do programa. O candidato irá realizar estágios e intercâmbios de curta duração, em empresas e instituições fora do Brasil, onde será responsável por aperfeiçoar a experiência em trabalho. O estágio internacional é totalmente voltado para melhorar profissionalmente estudantes de ensino superior e também aqueles que estão em fase de mestrado e doutorado.

Em ambos os casos, segundo as regras do edital (que devem ser lidas com atenção), além da experiência, o intercambista irá ser acomodado em uma casa familiar, com sistema que inclui café da manhã, almoço e jantar.

Como fazer a inscrição do Programa Cidadão do Mundo 2018?

As inscrições tiveram início no dia 15 de janeiro e irão até o próximo dia 15 de fevereiro de 2018 através do site www.secti.ma.gov.br. O candidato deverá preencher os seus dados, o idioma pretendido, que deverá ser escolhido entre inglês, francês ou espanhol, onde além do formulário preenchido, também será necessário realizar a digitalização dos documentos solicitados.

Os documentos que deverão ser digitalizados para participação do edital de 2018 são:

  • Cópia do RG/CPF;
  • Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio na rede pública de ensino (ou fundações sem fins lucrativos e redes de ensino vinculadas ao programa)
  • Cópia do comprovante de resultado do ENEM;
  • Cópia do comprovante de matrícula em instituição de ensino superior no Maranhão em 2018
  • Cópia do Histórico Escolar do ano de 2017;
  • Cópia  do Título  de Eleitor e  declaração da Justiça  Eleitoral de que está quite com  as obrigações eleitorais;
  • Cópia de documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino.

Quem não atender aos pré requisitos ou não preencher corretamente o formulário de inscrição está automaticamente desclassificado para concorrer ao intercâmbio.

Lembrando que as informações serão consultadas e caso haja alguma divergência o candidato será dispensado.

Requisitos para participar do Programa Cidadão do Mundo MA

Os requisitos mínimos para participar do Programa Cidadão do Mundo, intercâmbio patrocinado do estado do Maranhão são:

  • Ser brasileiro (a) (nacionalidade)
  • Ter entre 18 e 24 anos completos
  • Ter realizado o ENEM
  • Ser aluno do ensino médio da rede pública do MA
  • Estar matriculado e com a freqüência em dia, de pelo menos um ano em uma instituição de ensino superior no Maranhão
  • Aprovação antes da inscrição nas instituições com nota acima de sete nas matérias cursadas.

Estes são alguns dos principais requisitos para poder participar do processo seletivo deste intercâmbio. Todas as informações você poderá obtê-las através do edital oficial.

Site oficial e formas de contato com o Programa Cidadão do Mundo MA

Para você que pretende buscar mais informações sobre o Programa Cidadão do Mundo do Maranhão, confira a seguir todos os links importantes, bem como endereço e telefone de contato da ouvidoria.

Conheça o programa:

Edital 2018:

Matéria sobre a quarta edição do programa:

Endereço da ouvidoria:   

 

  • Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel, São Luís – MA
  • CEP: 65.076-820

 

Telefone da ouvidoria:

 

  • (98) 98403-2259

 

Email de contato da ouvidoria:

 

 

Nestas opções acima você poderá obter todas as informações relevantes sobre o programa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *