Cidadão

CPF – Guia para tirar e imprimir pela internet

Guia completo sobre como tirar e imprimir o CPF pela internet. Tudo o que você precisa saber sobre o CPF esta aqui, disponível para consulta. Boa leitura!

O CPF é um dos documentos mais importantes para os brasileiros. O cadastro é obrigatório desde a abertura de conta até a inscrição em concurso público.

Como solicitar, qual a sua importância e como realizar a consulta do CPF pelo nome? Saiba mais a seguir sobre todas as informações a respeito do cadastro:

O que é CPF?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) não é apenas mais um documento. É através dele que se pode resolver assuntos financeiros, como a declaração de impostos.

Ele é o documento que identifica cada cidadão brasileiro junto ao órgão da Receita Federal. Criado em 27 de março de 1968, pelo Ministério da Fazenda, foi instituído através da Portaria nº GB-155.

O objetivo principal do seu lançamento foi reunir informações sobre as pessoas físicas de forma detalhada. Foi pensado pelo governo justamente para coletar de maneira organizada as informações dos contribuintes brasileiros, inexistentes até então.

A partir do cadastro, ficou mais fácil monitorar os bens e declarações da população no país. Assim, aumentou o rigor e a fiscalização a sonegadores, por exemplo.

Antes da criação do CPF, não havia nenhuma identificação desse tipo para que os órgãos tributários realizassem a fiscalização. Hoje em dia, o CPF é emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda.

É considerado como uma das principais formas de identificação dos brasileiros junto ao Documento de Identidade. Consta oficialmente em documento como o próprio RG, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.

O cadastro na Receita Federal é composto por 11 dígitos, sendo todos numerais. É por ele que cada um é identificado na Receita Federal. O registro do CPF é feito apenas uma vez e é utilizado para o resto da vida do cidadão brasileiro.

Não é possível que um brasileiro tenha mais de um número de CPF, caracterizando, inclusive, um crime. O número do cadastro só pode ser mudado sob decisão judicial em casos muito específicos.

Até alguns anos atrás, era fornecido um cartão comprovativo do CPF para cada cidadão. Isso, contudo, não acontece mais. Atualmente, você mesmo pode imprimir o seu próprio comprovante em papel através do site da Receita.

Para que serve?

O CPF é uma das principais formas de identificação de um cidadão brasileiro. Entretanto, a sua principal função é ligada à cobrança de impostos. Ele é utilizado para a declaração do Imposto de Renda , principal forma de declaração de impostos e bens no país.

Além disso, o CPF é imprescindível para diversas ações realizadas pelo cidadão no seu dia a dia. Muitas vezes, a sua funcionalidade não é notada até que seja necessária ou obrigatória para o cidadão.

Se você deseja abrir conta em um banco ou fazer compras por crediário em alguma loja, precisa do CPF. Esses são apenas dois exemplos comuns para qualquer brasileiro.

O documento também pode ser utilizado por profissionais autônomos que prestam serviços emitindo nota fiscal individual. A nota fiscal serve para tributar o bem ou serviço prestado/comercializado. Apesar não possuírem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, podem emitir a nota para os seus clientes utilizando o CPF.

O CPF também vem sendo importante na nota de fiscal de compras efetuadas em vários tipos de estabelecimentos comerciais. Quando você insere o CPF na nota, auxilia o governo no controle dos impostos de cada estabelecimento.

O controle é feito pelos governos estaduais e muitos oferecem vantagens às pessoas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os contribuintes concorrem a prêmios e ganham descontos até no pagamento de tributos. Em São Paulo o governo realiza sorteios e devolve parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Sem o CPF é impossível ainda se matricular em locais como universidades ou realizar inscrições em concursos públicos e empréstimos. Por isso, é aconselhado que os cadastros sejam realizados logo na infância. Não existe uma idade mínima para a aquisição do registro. Todos os cidadãos brasileiros podem requerer o documento a qualquer momento de sua vida.

A importância do CPF

Apesar de não ser obrigatório, o CPF é de extrema importância para todo e qualquer cidadão brasileiro. O documento é uma forma de identificação e abre inúmeras portas para quem o possui.

Ele possibilita o início de contas em bancos, comprar imóvel, tirar a CNH, inscrições em universidades e concursos públicos. Basicamente, qualquer brasileiro que queira fazer negociações, precisa de um cadastro de CPF.

É fundamental que cada cidadão realize com regularidade a consulta do CPF pelo nome. Isso pode ser feito através do acesso ao cadastro no site da Receita Federal.

Basta informar na página o número do RG e a data de nascimento. Essa consulta, entretanto, não oferece dados detalhados, somente a situação do CPF.

Quando você tem pendências com a Receita Federal, isso consta no seu CPF. Assim, você não poderá realizar todas as atividades já citadas. Após regularizar as pendências, a situação do seu CPF é normalizada.

Onde tirar

A solicitação do CPF é muito simples, podendo ser realizada até online para pessoas com até 25 anos. Através do site da Receita Federal é possível realizar a inscrição. Os passos para a inscrição são simples.

Clicando em Acesso Direto na página da Receita, você será direcionado para a página em que preencherá um cadastro. Nela você deverá informar os seus dados pessoais. É importante ter em mãos documentos como a sua identidade e título de eleitor. Deverá preencher também informações do seu endereço. Em seguida você deverá enviar a sua inscrição.

Para aqueles que preferem realizar a inscrição presencialmente, também há opções facilitadas. O CPF pode ser solicitado nos seguintes locais:

  • Agências do Banco do Brasil;
  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Correios;
  • Ministério do Trabalho.

A taxa cobrada pelo serviço pode variar, mas o valor não costuma exceder os R$5. A inscrição pela internet somente é permitida para quem possui título de eleitor. Por isso, para jovens com menos de 16 anos, a requisição deve ser feita pessoalmente. Os menores devem apresentar também o documento de identidade do seu responsável legal e a comprovação da guarda.

Os documentos exigidos para a inscrição presencial no cadastro de pessoa física são os seguintes:

  1. Documento oficial de identificação com foto (original ou cópia autenticada), onde conste informações como nome, data de nascimento, filiação e naturalidade;
  2. Título de eleitor com comprovante de votação;
  3. Documentos comprovativos de representação para os casos em que o CPF é solicitado por terceiros (procuração, tutela).

Quem mora fora do país também pode solicitar a inscrição presencialmente. O documento é emitido nas Repartições Diplomáticas Brasileiras, caso não possa realizar online.

Como regularizar o CPF

Há várias formas de regularizar a situação do seu CPF junto ao órgão responsável. Primeiramente, você deve fazer uma consulta à sua situação cadastral no site da Receita Federal. Na consulta pode encontrar algum desses estados referentes ao seu CPF:

  • Regular: sem nenhuma pendência;
  • Pendente de Regularização: situação em que o contribuinte não entregou alguma declaração nos últimos cinco anos;
  • Suspensa: situação em que o cadastro está incompleto ou com algum erro;
  • Cancelada: situação pode ter acontecido por falecimento ou decisão administrativa/judicial;
  • Nula: situação em que é verificado algum tipo de fraude no cadastro.

Se o seu caso se enquadrar em alguma situação irregular, você deve procurar os órgãos responsáveis no Brasil. Essa é a maneira mais segura e esclarecedora de resolver o problema. Não confie em empresas que oferecem o serviço pela internet, pois não se sabe a confiabilidade delas.

Como consultar o Extrato do INSS pela internet

O segurado que contribui ao INSS, pode emitir pela internet o extrato das contribuições feitas à Previdência de forma simples e prática pela internet. Através do serviço que é gratuito disponibilizado no site do Instituto, o cidadão poderá consultar quais são seus vínculos com a Previdência Social ao longo dos anos. É possível verificar através do extrato informações trabalhadores individuais ou prestadores de serviços, além de dados sobre nome do trabalhador, tempo de trabalho em determinadas empresas, qual salário recebido em cada período de trabalho, contribuições feitas através da guia GPS – Guia de Pagamento Social. Confira abaixo um tutorial de como consultar as contribuições à Previdência pela internet.

Consulta de vínculos e contribuições à Previdência

Para conseguir emitir o extrato de contribuições pela internet, é necessário ter feito anteriormente o cadastro de senha em uma agência física do INSS em sua cidade. O procedimento de cadastro é simples e pode ser feito através de agendamento online. Se já possui senha de cadastro, basta acessar aqui o link de acesso a página de consulta. Em seguida, digite o número do NIS (na maioria dos casos este número é o mesmo do PIS) e a senha cadastrada.  Já na página, no menu superior esquerdo, você verá a opção “comprovantes”. Clique no menu e em seguida acesse “Extrato Previdenciário”. Feito isso, será gerado o relatório do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais de Relações Previdenciárias. Será possível consultar a identificação do filiado à Previdência, bem como dados de legenda de indicadores.

Extrato do INSS

O Governo Federal lançou recentemente um novo site chamado serviços do INSS. Na página, o usuário cadastrado pode fazer a consulta do extrato do inss para aposentadoria, e verificar de forma detalhada todas suas contribuições à Previdência Social. Para acessar o serviço, basta entra no site www.servicos.inss.gov.br e realizar um cadastro cadastro para ter acesso ao sistema. Depois do cadastro, será necessário confirmar seu código com o atendente da previdência Social, por meio do telefone 135. Saiba mais detalhes nesse endereço.

Extrato Previdenciários no Caixa Eletrônico

Segurados da Previdência que contribuem com o INSS podem consultar também o extrato de pagamentos de contribuições nos caixas eletrônicos. O serviço está disponível nos Caixas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A consulta das contribuições pode ser feita de maneira simples e prática. Acesse o caixa eletrônico e procure a opção “Previdência Social” ou “Extrato Previdenciário”. Caso não encontre na página inicial, visite as próximas opções do menu. O serviço no entanto está disponível somente para trabalhadores do regime CLT e empresas privadas, servidores públicos devem procura os próprios órgãos para ter acesso a seu extrato de contribuições.

Cadastro da senha no INSS

O cadastro da senha é feito nas Agências do INSS em sua cidade. Com ele você terá acesso aos pagamentos das contribuições pela internet e também a vários outros serviços, como agendamento de perícia, serviços de entrada em aposentadorias, consulta de processos, dentre outros. Nós criamos um tutorial simples para agendamento de atendimento na Previdência, veja aqui. Saiba também como consultar o extrato de pagamento de benefícios, como auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez, e outros.

Mais informações no site https://meu.inss.gov.br/

Programa Cidadão do Mundo Governo MA

programa cidadão do mundo

Saiba como funciona o Programa Cidadão do Mundo Governo

Uma ótima novidade para moradores do Maranhão que pretendem fazer intercâmbio nos próximos dias, o Governo do Estado lançou um programa nos últimos dias, conhecido como Cidadão do Mundo, onde através de uma pré seleção, pode oferecer um intercâmbio com o foco nos idiomas inglês, francês ou espanhol. O programa é para os jovens maranhenses que estão em idade entre 18 e 24 anos.

Neste programa, os candidatos que estejam cursando o ensino médio na rede pública, poderão participar de uma seleção onde serão concedidas até 80 bolsas de estudos em 2018, em duas modalidades diferentes, a de intercâmbio lingüístico e estágio internacional.

Quem sonha em aprender um novo idioma e é residente do estado do Maranhão, poderá se inscrever no Programa Cidadão do Mundo, que chega a sua 4ª edição. O programa promovido pelo Governo em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, é totalmente gratuito e pretende levar diversos jovens para fora do Brasil, com a finalidade de aprender espanhol, inglês ou francês.

As inscrições para o programa tiveram seu início no último dia 15 de janeiro, logo após o retorno de alunos de intercâmbio de edições anteriores retornarem dos Estados Unidos, África do Sul, Espanha e também do Canadá. A experiência segundo eles, foi um verdadeiro sucesso. Até o momento mais de 200 estudantes participaram do programa.

Este programa conta com apoio da Fapema e do Secti, onde os candidatos que forem selecionados recebem uma bolsa de estudo no valor de R$ 4500, seguro de vida/saúde durante o período de estudo, as passagens aéreas de ida e volta e também acomodação em uma casa familiar com sistema de pensão completo. As famílias que irão receber o intercambista maranhense são selecionadas pelo programa.

Confira a seguir maiores informações sobre o programa!

Modalidades de Intercâmbio do Programa Cidadão do Mundo MA

As modalidades do intercâmbio deste programa estão divididas entre duas opções:

  • Modalidade Intercâmbio Linguístico
  • Modalidade Intercâmbio Estágio Internacional

Na modalidade de intercâmbio Linguístico serão selecionados 80 candidatos a receberem bolsas para estudar o idioma selecionado no exterior. Após o resultado do edital através de um processo de seleção bem minucioso, o aluno irá embarcar para um país pré determinado, onde irá receber assistência personalizada. Depois de concluir o intercâmbio, o candidato deverá apresentar por escrito a experiência obtida e só então conseguir a certificação.

Já na modalidade Estágio Internacional, o candidato por meio do Governo do Estado, da Secretaria da Ciência (SECTI) e da Fundação de Desenvolvimento Científico (FAPEMA), irá receber uma qualificação e crescimento profissional através do programa. O candidato irá realizar estágios e intercâmbios de curta duração, em empresas e instituições fora do Brasil, onde será responsável por aperfeiçoar a experiência em trabalho. O estágio internacional é totalmente voltado para melhorar profissionalmente estudantes de ensino superior e também aqueles que estão em fase de mestrado e doutorado.

Em ambos os casos, segundo as regras do edital (que devem ser lidas com atenção), além da experiência, o intercambista irá ser acomodado em uma casa familiar, com sistema que inclui café da manhã, almoço e jantar.

Como fazer a inscrição do Programa Cidadão do Mundo 2018?

As inscrições tiveram início no dia 15 de janeiro e irão até o próximo dia 15 de fevereiro de 2018 através do site www.secti.ma.gov.br. O candidato deverá preencher os seus dados, o idioma pretendido, que deverá ser escolhido entre inglês, francês ou espanhol, onde além do formulário preenchido, também será necessário realizar a digitalização dos documentos solicitados.

Os documentos que deverão ser digitalizados para participação do edital de 2018 são:

  • Cópia do RG/CPF;
  • Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio na rede pública de ensino (ou fundações sem fins lucrativos e redes de ensino vinculadas ao programa)
  • Cópia do comprovante de resultado do ENEM;
  • Cópia do comprovante de matrícula em instituição de ensino superior no Maranhão em 2018
  • Cópia do Histórico Escolar do ano de 2017;
  • Cópia  do Título  de Eleitor e  declaração da Justiça  Eleitoral de que está quite com  as obrigações eleitorais;
  • Cópia de documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino.

Quem não atender aos pré requisitos ou não preencher corretamente o formulário de inscrição está automaticamente desclassificado para concorrer ao intercâmbio.

Lembrando que as informações serão consultadas e caso haja alguma divergência o candidato será dispensado.

Requisitos para participar do Programa Cidadão do Mundo MA

Os requisitos mínimos para participar do Programa Cidadão do Mundo, intercâmbio patrocinado do estado do Maranhão são:

  • Ser brasileiro (a) (nacionalidade)
  • Ter entre 18 e 24 anos completos
  • Ter realizado o ENEM
  • Ser aluno do ensino médio da rede pública do MA
  • Estar matriculado e com a freqüência em dia, de pelo menos um ano em uma instituição de ensino superior no Maranhão
  • Aprovação antes da inscrição nas instituições com nota acima de sete nas matérias cursadas.

Estes são alguns dos principais requisitos para poder participar do processo seletivo deste intercâmbio. Todas as informações você poderá obtê-las através do edital oficial.

Site oficial e formas de contato com o Programa Cidadão do Mundo MA

Para você que pretende buscar mais informações sobre o Programa Cidadão do Mundo do Maranhão, confira a seguir todos os links importantes, bem como endereço e telefone de contato da ouvidoria.

Conheça o programa:

Edital 2018:

Matéria sobre a quarta edição do programa:

Endereço da ouvidoria:   

 

  • Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel, São Luís – MA
  • CEP: 65.076-820

 

Telefone da ouvidoria:

 

  • (98) 98403-2259

 

Email de contato da ouvidoria:

 

 

Nestas opções acima você poderá obter todas as informações relevantes sobre o programa.