Quando chega a oportunidade de poder comprar um Hyundai Creta ou qualquer outro veículo que represente o primeiro carro da sua vida, é o momento de aprender a dirigir para tirar a carteira de motorista e começar a curtir ser o dono feliz –e responsável- desse veículo. Mas não fique preocupado, porque a ação de dirigir não é tão difícil assim, muito pelo contrário!
Certamente para as pessoas que nunca dirigiram um veículo, seja um Creta usado ou qualquer outro, pode parecer um bicho de sete cabeças. No entanto, pressionar o pedal e sair andando não é um mistério. É só questão de aprendizagem e prática.
Se você está prestes a comprar um dos Hyundai Creta versões ou outro modelo, fique tranquilo, porque depois de sentar no banco do motorista, pegar o volante e pressionar o acelerador com suavidade, você acabará percebendo que o processo é realmente intuitivo.
O importante é você fazer tudo bem devagar para começar a dominar o básico, desde conhecer bem todos os equipamentos e acessórios do seu Creta Hyundai –ou do veículo comprado- até saber como ligar o motor e sair andando.
Mas o início de tudo é conhecer o veículo. Tomando conhecimento de todos os detalhes, o resto será muita prática, calma e atenção.
- Ajuste o banco do motorista de modo a poder alcançar confortavelmente os pedais
Dependendo da sua altura, você poderá movimentar o banco para a frente ou para trás, do mesmo modo que poderá subir ou descer o banco para obter uma melhor visibilidade. Alguns modelos de veículos possuem controles eletrônicos, geralmente no lado esquerdo do banco. Mas normalmente há uma alavanca embaixo do banco que, pressionando, permite controlar a posição.
- Experimente os pedais para se familiarizar com eles
Quando você procurou pelo Hyundai Creta preço e pelos valores de outros carros, aprendeu que existem carros com câmbio automático e carros com câmbio manual. Não há tanta diferença quanto ao uso dos pedais:
Se for um carro com câmbio manual, ele terá três pedais que correspondem à embreagem, ao freio e ao acelerador. Já um veículo com câmbio automático só tem dois pedais: o do freio e o do acelerador.
O pedal à direita é sempre o acelerador, que permite que o veículo ande para frente. Quanto mais força você colocar na pressão desse pedal, mais aumentará a velocidade do carro. Pressionar o freio fará o carro parar. E no caso do pedal da embreagem, este se utiliza para trocar as marchas.
No caso de um carro com câmbio manual, toda vez que você quiser mudar de marcha, deverá pisar a embreagem com o pé esquerdo e sem soltar, mudar a marcha com a alavanca. Só então você pisará no acelerador com suavidade, soltando aos poucos a embreagem, para que o carro avance suavemente.
No caso de um carro com câmbio automático, você deverá usar sempre o pé direito para pressionar os dois pedais, freio e acelerador. É a técnica mais segura nesse caso, pois nunca deverá pressionar os dois pedais ao mesmo tempo.
- Ajuste os espelhos para ter ótima visibilidade
O carro tem três espelhos: um retrovisor, que permite ver através do para-brisas posterior, e dois espelhos externos laterais, que permitem ver os lados do veículo, protegendo os pontos cegos.
O retrovisor deve ficar posicionado para que você possa ver, por trás de você, a maior parte do para-brisas posterior enquanto estiver dirigindo. Os laterais externos devem ficar bem abertos para fora.
- Estude o freio de mão e para que serve
O freio de mão é uma alavanca comprida com um botão na ponta. Este freio impede que o carro se movimente estando estacionado em uma rua com declive, ou que o carro possa ser empurrado por outro estando estacionado entre dois carros, por exemplo. Elevando a alavanca você estará acionando o freio de mão. Abaixando a alavanca, estará soltando o freio de mão. Não se esqueça de soltar esse freio antes de ligar o motor.