A pandemia do coronavírus fez muita gente virar gamer em 2020. A busca por diversão e interação social em um momento tão difícil aumentou o consumo de jogos e, com um público diferente daquele que já estava acostumado com o ramo, mudou também o perfil dos games que fizeram sucesso na internet.
Em vez dos jogos super elaborados, com gráficos que parecem realidade e que exigem computadores de última geração, os maiores destaques foram jogos com gráficos simples, que rodam em qualquer computador, mas que permitem muita interação e diversão com os amigos.
O maior exemplo disso é Among Us. O jogo, que pode ser jogado em até 10 pessoas, foi lançado em 2018, mas explodiu apenas na pandemia, conquistando desde os gamers mais famosos do mundo até quem nunca havia jogado nada. Os gráficos lembram os jogos mais antigos, com bonecos em 2D vistos de cima. Até os celulares mais simples conseguem rodá-lo.
O motivo do sucesso é a interação promovida: durante as partidas, os jogadores precisam conversar e tomar decisões em conjunto, evitando que os personagens impostores saiam vitoriosos. Além disso, a dinâmica de partidas rápidas também contribui.
Um pouco antes de Among Us virar o jogo da moda, este posto era ocupado por Fall Guys. Muito diferente dos jogos de ação, cheio de tiros e batalhas, o game se parece mais com uma gincana infantil. Com provas fáceis de entender e comandos que não exigem nenhuma experiência com jogos eletrônicos, Fall Guys rapidamente atraiu a atenção de diversos entediados pela pandemia. Além disso, também é possível jogar com os amigos.
Outro jogo que não exige computadores potentes e que fez muito sucesso no ano foi Hades, que chegou a ser indicado ao prêmio de melhor jogo do ano no The Game Awards 2020. Apesar de não ter tanta interação como os anteriores, Hades fez muito sucesso com a sua mecânica extremamente dinâmica, mesmo com gráficos simples.
O jogo é baseado na mitologia grega e o objetivo do personagem é escapar do reino dos mortos. A única coisa que o jogador precisa é de um controle para PC para realizar os movimentos com mais agilidade e precisão.
Além dos games em si, 2020 também foi um ano muito bom para o streaming de jogos. Com um longo período sem esportes “reais”, por conta das paralisações da pandemia, os e-sports se tornaram a opção de muitos que adoram acompanhar qualquer tipo de competição. Geralmente, os eventos não têm restrições de transmissão, e podem ser assistidos até pelo celular.
Provavelmente, estas tendências perdurarão por um bom tempo. As desenvolvedoras de jogos deverão acompanhar o movimento e atender este novo público gamer, que não pensa em investir em grandes máquinas e quer apenas diversão e jogos bem feitos.