Como produzir vídeos para o IGTV em 5 passos práticos

Friendly attractive girl video calling friend, smiling and having conversation, holding smartphone, white. Free Photo

Imagem: Freepik

O IGTV, do Instagram, tem alcançado números cada vez mais expressivos. Mas você sabe como produzir vídeos para o IGTV? Descubra em 5 passos práticos!

O Instagram é uma das redes sociais preferidas dos brasileiros, com espaços para compartilhar fotos e vídeos. Mas você sabe como produzir vídeos para o IGTV? 

Saber como criar conteúdo focado no IGTV é interessante por conta do potencial de marketing da plataforma. 

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no Instagram, os vídeos dentro da rede social têm atingido cada vez mais pessoas, seja com dicas gerais, conversas mais diretas ou desafios.

Por ter um formato específico, muita gente deixa de criar conteúdo para a rede e acaba perdendo boas oportunidades. Se esse for seu caso, veja como produzir vídeos para o IGTV em 5 passos práticos.

1. Defina sobre o que você quer falar

A maioria das produções audiovisuais começam da mesma maneira: pelo roteiro. Mas aqui não estamos falando de roteiros detalhados, mas de um guia sobre o que você vai falar no vídeo.

É importante definir um assunto que será tratado no vídeo para desenvolver sua linha de raciocínio. Há quem elabore as falas completas, enquanto outros elencam somente os tópicos que não devem ficar de fora do vídeo.

Quanto ao tema, como o IGTV tem um perfil mais informal, você pode escolher falar sobre experiências pessoais, dicas e sugestões. Não há limitações.

2. Posicione a câmera do jeito certo

Uma das principais características dos vídeos para o IGTV é seu formato, que costuma ser apresentado verticalmente, no chamado formato retrato.

O motivo é simples: o enquadramento segue o design do aplicativo que, por sua vez, segue o layout dos smartphones.

Por isso, um dos passos para produzir vídeos para o IGTV é posicionar corretamente sua câmera. Se você usar a câmera do smartphone, essa etapa é bem mais fácil. 

Outra dica é ficar próximo à uma janela para receber luz natural e deixar a gravação com as cores mais equilibradas. Ideal para quem não tem todo o aparato de luz artificial.

3. Use um editor de vídeo que tenha o formato IGTV

Existem vários editores de vídeo profissionais no mercado, mas alguns não contam com a praticidade de apresentar o formato do IGTV na tela de edição. Em outras palavras, é o usuário que tem que ajustar manualmente.

Para quem não tem experiência em edição de vídeo, o Wondershare Filmora é um dos programas mais simples e intuitivos de usar, ideal para quem está começando.

Além disso, o Filmora é um editor de vídeo sem marca d’água, o que permite que você faça edições sem a marca do software aparecer no projeto final.

Imagem: Pixabay (Filmora X)

Outra vantagem do Filmora é que ele pode ser conectado com suas redes. Assim, quando você finalizar um projeto, pode exportar direto para sua conta, no formato certo de cada plataforma.

4. Pense na capa e na legenda do vídeo

Ao produzir vídeos o IGTV, as pessoas costumam pensar somente nas fases de captação e edição, mas depois dessas etapas, é preciso publicar o vídeo na rede social.

Nesse momento, você deve pensar na capa e na legenda do vídeo, que são importantes para chamar a atenção do público e pode te ajudar a aparecer na aba Descobertas do Instagram.

O IGTV permite que uma prévia do vídeo apareça no seu feed do Instagram, mas é possível fazer prévias personalizadas ao usar um editor de vídeo. Os editores de vídeo que os YouTubers usam costumam ser bem úteis para esses pequenos projetos.

5. Divulgue nas suas redes

Se a sua intenção é ter mais visibilidade, uma etapa fundamental da criação de conteúdo para a internet é fazer a divulgação nas suas redes sociais.

Vídeos do IGTV liberam a função Arraste para Cima nos stories, mesmo para as pessoas que não tem o número de seguidores suficientes para obter esse recurso.

Vale aproveitar para divulgar seu vídeo em outras redes, seja Facebook, Twitter ou WhatsApp. Quanto mais alcance, melhor!

Happy diverse people using digital devices Free Photo

Imagem: Freepik

O Instagram está entre as redes sociais mais usadas no Brasil e, ainda que o IGTV não tenha a popularidade do YouTube, os vídeos pela plataforma têm recebido cada vez mais atenção do público.

Por isso, se você quer trabalhar como influenciador ou aproveitar o Instagram para o marketing do seu negócio, precisa considerar produzir vídeos para o IGTV.

É bem possível que você descubra na plataforma uma ótima maneira de alcançar mais pessoas. E nada melhor do que usar a tecnologia a favor dos nossos objetivos!

Deixe um comentário